NVIDIA, a empresa de computadores conhecida por seus chips e placas de vídeo, anunciou uma nova GPU voltada especificamente para a mineração da criptomoeda Ethereum.
O NVIDIA CMP (processador de mineração de criptomoeda) é puramente focado no poder de computação e não foi projetado para lidar com gráficos. A falta de saídas de vídeo visa melhorar o fluxo de ar, e tensões de núcleo mais baixas supostamente aumentam a eficiência.
A empresa também está reduzindo o poder de computação de seus drivers gráficos RTX 3060, tornando-os menos eficientes para mineração – algo que pode irritar os jogadores que procuram componentes de primeira linha, embora a empresa diga que as GPUs que usam esses drivers será “adaptado” para jogadores.
Placas de vídeo como as da NVIDIA são notoriamente difíceis de conseguir, em parte porque são muito procuradas por mineradores de criptomoedas. Reduzindo intencionalmente o poder de computação do RTX 3060 e lançando um novo processador projetado especificamente para mineradores profissionais, a NVIDIA espera resolver essa escassez.
De acordo com um comunicado à imprensa, os novos produtos CMP são construídos para satisfazer as “necessidades específicas da mineração de Ethereum” e “não atendem às especificações exigidas de uma GPU GeForce e, portanto, não impactam a disponibilidade de GPUs GeForce para os jogadores.”
Os CMPs low-end estarão disponíveis em algum momento no primeiro trimestre, e os modelos high-end serão lançados no segundo trimestre.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co