A empresa de gestão de ativos digitais Coinshares lançou um índice para acompanhar o desempenho de várias criptomoedas – incluindo bitcoin – ao lado do ouro. O índice já está ativo no Terminal Bloomberg.
Apelidado de CoinShares Gold and Cryptoassets Index (CGCI), o índice foi projetado para fornecer aos investidores exposição a criptomoedas, com “gerenciamento de risco”. O índice é composto por 31,75% de criptomoeda em 5 constituintes com o mesmo peso, com os 68,25% restantes consistindo em ouro.
“Índices foram catalisadores da adoção institucional de commodities no final dos anos 90, com o advento do Goldman Sachs Commodity Index”, disse Daniel Masters, presidente executivo da CoinShares, em comunicado à imprensa. “Esse índice de criptomoedas e ouro tem o objetivo de fazer o mesmo, usando a pesquisa acadêmica e seu status regulamentado de referência para ser aprovado nos comitês de investimento ainda mais rigorosos”.
O CGCI procura aproveitar os índices existentes, empregando a moderna teoria do portfólio. O objetivo é criar um fundo diversificado, combatendo a volatilidade das criptomoedas com ouro, um ativo de baixo risco.
Testando a hipótese, o CoinShare conduziu um estudo em conjunto com o Imperial College London. A pesquisa concluiu que o pareamento de ouro e criptomoedas poderia oferecer um “perfil de retorno ajustado ao risco” melhor do que simplesmente manter ouro ou criptomoedas sozinho.
“O CGCI é o produto de quase dois anos de pesquisa, desenvolvimento e experimentação realizados pela Imperial em estreita colaboração com a CoinShares”, disse o professor Will Knottenbelt, diretor do Imperial College Center para Pesquisa de Criptomoedas e engenharia. Mas serão necessários mais dois anos para testar se será bem-sucedido.
*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.coBitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!
Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br