Onde tem dinheiro, tem golpista. A mais nova maneira de tentar enganar os brasileiros que têm bitcoin é tentar fazer phishing usando um falso email da Receita Federal.
O p2p e programador Bruno Silva foi uma das pessoas que recebeu. A mensagem foi enviada a ele no sábado (25). Abaixo do logo meio deformado da Receita, um texto diz que o sistema, pelas informações vinculadas ao email de Silva, descobriu a sonegação de uma elevada movimentação de criptomoedas.
“Por este motivo, foi gerado uma multa no valor de R$23.000,00 reversíveis em seu CPF”, continua.
Mas o melhor é como a mensagem prossegue: “Evite a penhora e posterior perdimento de bens, realize a Declaração retificadora isentando-se da multa abaixo”.
O destaque para o ‘perdimento’ acima é para deixar mais claro a falta de cuidado até com o português dos golpistas. Na sequência, há o pedido para “baixar o programa gerador DIRPF 2019/2020”. Não custa reforçar: não clique neste botão.
“Deve ser coisa direcionada. Ouvi que outros OTCs do mercado estão recebendo”, disse Silva ao Portal do Bitcoin.
Segundo a especialista em Imposto de Renda Ana Paula Rabello, a única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Por lá é possível identificar se há alguma pendência ou problema. Caso não haja acerto, diz a especialista, o passo seguinte da Receita Federal é enviar uma carta para o endereço que está associado ao CPF. Ou seja: o contato não será feito por email.
Alerta da Receita Federal
A própria Receita já emitiu um alerta sobre o uso de emails falsos usando seu nome. Em 2017, uma mensagem parecida, embora sem mencionar criptomoedas começou a circular.
O órgão do governo então deu a seguinte instrução para quem a recebesse:
Veja como proceder perante estas mensagens:
- não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e
- excluir imediatamente a mensagem;
Nos anos seguintes, 2018 e 2019, o golpe se repetiu. Agora é a vez da falsa malha fina tentar pegar os investidores de criptomoedas.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.