Um habilidoso desenvolvedor neozelandês conseguiu transferir bitcoin a 12 km de distância sem uma conexão com a internet. De acordo com o The Next Web (TNW), ele realizou a transação usando apenas um hardware de baixo custo, um celular e alguns acessórios.
Ele publicou uma série de tweets explicando como realizou a façanha.
“No fim de semana realizei uma transação de bitcoin a 12,6 quilômetros de distância sem uso de dados ou conexão com a internet”, relatou o desenvolvedor que se identificou como ‘Coinsure’ na rede social.
https://twitter.com/Coinsurenz/status/1052022462790033408?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1052022462790033408&ref_url=https%3A%2F%2Fthenextweb.com%2Fhardfork%2F2018%2F10%2F16%2Fbitcoin-offgrid-transactions%2F
O desenvolvedor mostrou os equipamentos utilizados: um pequeno dispositivo de comunicação criado pela startup americana goTenna, que não requer conexão via internet e um smartphone Android de US$ 30 (cerca de R$ 110,00).
Os goTennas geralmente são usados por aventureiros para se manterem conectados uns aos outros em áreas sem recepção celular.
Os dispositivos emparelham com smartphones via bluetooth e enviam dados usando frequências de rádio, descreveu o TNW.
Sem internet, com telefone
Coinsure, que segundo localização no Twitter é de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, primeiramente fixou antenas a cerca de 6 quilômetros em um área alta para conseguir a melhor conexão possível.
No smartphone ele gerou uma transação de Bitcoin por meio da carteira Samourai através de uma mensagem no goTenna e enviou para sua namorada, que recebeu com sucesso enquanto aguardava àquela distância.
Foram duas tentativas que deram certo. A primeira transação foi enviada a 5,6 km e a segunda a 12,7 km, relatou Coinsure.
“Transação bem sucedida, um salto de 7,06 km e outro de 5,61 km – total de 12,67 km”, disse o usuário.
O fato mostra que transações de criptomoedas fora da rede parecem estar se tornando uma possibilidade possível e podem ser valiosas aplicações futuras, particularmente em tempos de desastres naturais, opinou o TNW.
Isto porque todos os dispositivos usados nesta experiência podem ser movidos a energia solar, portanto, em teoria, todo este sistema pode existir fora da rede – pelo menos em parte, diz a reportagem.
Transação sem internet já é estudada há tempos
É evidente que os pequenos dispositivos goTenna são uma grande inovação para transferências à distância e sem dependência da internet.
No entanto, o tipo de serviço já é estudado há tempos, como a Samourai Wallet, por exemplo, que em janeiro já havia anunciado um aplicativo chamado Pony Direct, desenvolvido para enviar transação de bitcoin através de SMS.
Na ocasião, um desenvolvedor da empresa explicou:
“O Pony Direct pode ser usado para encaminhar transações de bitcoin via SMS mesmo quando a conexão de internet está bloqueada ou desligada. Basta usar o aplicativo para enviar uma transação por SMS para qualquer dispositivo Android que esteja cooperando e conectado à Internet”.
No mês passado, uma outra reportagem do TNW mostrou que outros desenvolvedores afirmaram ter realizado uma transação de criptomoeda movida a energia solar, usando rádios de ondas curtas e tecnologia blockchain.
Embora possa não ser a primeira transação de criptomoeda transmitida por rádio do mundo, os desenvolvedores disseram acreditar que foi a primeira a ser completada inteiramente fora da rede, disse o site.
- Receba notícias em primeira mão pelo Telegram: https://t.me/portaldobitcoin
- Leia mais: Moeda da Venezuela derrete e negociação de Bitcoin bate recorde no país
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.