Os desenvolvedores do software de mineração NBMiner descobriram como romper parcialmente o limitador de hash colocado em placas de vídeo (GPU) para torná-las menos atrativas aos mineradores.
De acordo com a VideoCardz, a solução é capaz de desbloquear até 70% do desempenho de mineração de GPUs da linha GeForce da Nvidia que possuem o Lite Hash Rate (LHR) — um limitador de 50% da taxa de hash que afeta diretamente a capacidade de mineração.
O algoritmo foi usado pela primeira vez em fevereiro na RTX 3060 e desde então, todas as placas de vídeo da linha RTX 30 (com exceção do modelo RTX 3090) contam com o LHR por padrão.
A solução que a NBMiner trouxe na versão 39.0 do software não desativa os chips LHR, mas permite que o usuário ajuste a taxa de hash desbloqueável máxima para uma GPU.
Desse modo, o minerador consegue usufruir até 70% do poder de mineração da placa de vídeo ao invés dos atuais 50%. No entanto, os desenvolvedores recomendam que os mineradores usem 68% do desempenho das GPUs para terem mais estabilidade.
Com esse novo hack no mercado, os mineradores podem obter até 41 MH/s da GeForce RTX 3060 Ti LHR, o que a coloca no mesmo patamar da Radeon RX 5600 XT ou GeForce RTX 2070, segundo o Tom’s Hardware.
Solução para mineradores de criptomoedas
Por enquanto, os benefícios só poderão ser usados por mineradores de Ethereum (ETH), já que a atualização é compatível apenas com o algoritmo ethash.
Apesar da medida não ser uma solução definitiva, mineradores podem voltar às GPUs para minerar enquanto não chega o Ethereum 2.0, a nova versão da moeda que abandona o consenso de prova de trabalho (PoW).
Essa não é a primeira vez que os mineradores tentam contornar as limitações impostas por fabricantes nas placas de vídeo. Logo após a GeForce RTX 3060 ter sido lançada, os mineradores conseguiram burlar as restrições de hash depois que a própria NVIDIA vazou um driver capaz de remover o limitador.
Isso causou uma escassez do produto no mercado e incentivou a Nvidia a relançar a GeForce RTX 3060, dessa vez, com um novo limitador. Antes da NBMiner ter lançado a atualização nesta semana, nenhum outro grupo desenvolvedores tinha conseguido burlar as restrições da taxa de hash.