A Microsoft contratou o ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, para liderar uma “equipe de pesquisa avançada de Inteligência Artificial (IA)” após sua saída da empresa.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou a notícia em um tuíte, observando que Altman se juntará à sua equipe interna ao lado do cofundador da OpenAI, Greg Brockman, e de “colegas”.
Altman tuitou que “a missão continua” logo após o anúncio. Nadella respondeu que estava “muito animado por tê-lo como CEO desse novo grupo”.
“Vamos construir algo novo e será incrível”, Brockman “tuitou”, acrescentando que a equipe de liderança inicial do grupo seria composta por Altman, Jakub Pachocki, Szymon Sidor e Aleksander Madry.
A contratação de Altman e Brockman pela Microsoft encerra um fim de semana tumultuado para a OpenAI, que viu Brockman se demitir no sábado, quando a empresa foi abalada pela notícia de que seu conselho havia destituído Altman. A diretoria alegou que Altman “não foi consistentemente transparente em suas comunicações com a diretoria, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”.
Leia Também
Após sua saída, a empresa nomeou a diretora de tecnologia, Mira Murati, como CEO interina na tarde de sexta-feira, em meio a relatos de que a Microsoft estava pressionando a empresa para reintegrar Altman como CEO. Com muitos funcionários da OpenAI tuitando emojis de coração para demonstrar seu apoio ao cofundador, Murati teria planejado recontratar Altman e Brockman em uma função não especificada — mas com os planos aparentemente fracassados, o ex-CEO da Twitch, Emmett Shear, anunciou na manhã de segunda-feira que havia sido escolhido como o novo CEO interino da empresa.
Em seu tuíte, o CEO da Microsoft, Nadella, declarou que “continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI” e que ela continuará avançando com seu roteiro de produtos, incluindo os anúncios feitos na recente conferência Microsoft Ignite.
Por sua vez, Shear enfatizou que “nossa parceria com a Microsoft continua forte” e delineou um plano de três pontos para os próximos 30 dias, incluindo a contratação de um investigador independente para relatar o processo que levou à saída de Altman e a reforma da equipe de gerenciamento e liderança da empresa.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto