O desenvolvedor Samuel Dobson anunciou na noite de quinta-feira (9) que vai deixar de ser um mantenedor do Bitcoin Core, um importante cargo na comunidade que ele ocupava desde 2018. É o segundo a deixar o posto em menos de dois meses.
Um mantenedor do Bitcoin Core é um desenvolvedor que tem acesso direto ao código da criptomoeda no GitHub, com permissões para aprovar alterações e melhorias no software do bitcoin. Sobre essas pessoas recai a responsabilidade de garantir a segurança do protocolo.
O afastamento de Dobson não é resultado de uma descrença dele com a criptomoeda ou algo do gênero. No Twitter, o dev explicou que agora era “a hora certa de partir” para que ele pudesse focar no último ano do PhD em criptografia que ele faz na Universidade de Auckland, a maior instituição de ensino da Nova Zelândia.
“Servir como mantenedor da carteira nos últimos três anos tem sido um privilégio absoluto”, escreveu Dobson. “Estou triste por deixar o cargo, mas não posso mais dedicar o tempo necessário, pois me aproximo do final do meu doutorado. É apenas por causa do apoio de John Pfeffer e dos patrocinadores do GitHub que pude priorizar o trabalho em meio período com Bitcoin nos últimos anos”.
O foco do trabalho de Dobson era melhorar e fazer a manutenção da carteira do Bitcoin Core. A dedicação do desenvolvedor ao projeto foi reconhecida por outros membros da comunidade quando veio à tona a notícia da sua partida.
“A velha carteira Bitcoin Core estava em mau estado até que Samuel Dobson e @achow101 assumiram o controle e fizeram uma reforma total. Os heróis anônimos do BTC. Seu trabalho terá um impacto mais duradouro do que bilhões de VCs jogados atrás de shitcoins. Meu maior respeito”, escreveu Hugo Nguyen.
No final da sua despedida, Dobson confessou que “é difícil sobreviver de projetos de código aberto” e pediu que pessoas e empresas que se beneficiam do desenvolvimento do bitcoin, considerem apoiar financeiramente os programadores.
“Eu aprendi muito nos últimos anos e espero que isso não seja o fim da minha jornada de desenvolvimento de Bitcoin. Há uma quantidade inacreditável de talento sendo colocado no bitcoin e estou ansioso para ver onde isso vai”, concluiu Dobson.
Bitcoin já perdeu dois mantenedores desde outubro
Com a saída de Dobson, caiu para cinco o número de desenvolvedores com acesso direto ao código do bitcoin. Segundo uma lista atualizada no Bitcoin Forum, são eles: Pieter Wuille, Wladimir J. van der Laan, Marco Falke, Michael Ford e Hennadii Stepanov.
Há menos de dois meses, no final de outubro, o desenvolvedor Jonas Schnelli também decidiu parar de ser um mantenedor do Bitcoin Core após dedicar mais de oito anos da sua vida ao cargo.
Diferente de Dobson, que tinha um motivo específico para se afastar, Schnelli justificou sua saída por uma mudança pessoal de interesses e pelo estresse causado pelos riscos da profissão.
Na sua carta de despedida, Schnelli afirmou que os riscos legais para os desenvolvedores de bitcoin estavam aumentando e que os novos contribuidores deveriam entrar no projeto de forma anônima para evitar represálias.
Ele também fez uma declaração parecida ao Dobson, pedindo que a comunidade cripto permanecesse tranquila porque o código do bitcoin “estava nas melhores mãos possíveis”.
Mesmo assim, é alarmante que o Bitcoin Core tenha perdido dois de seus desenvolvedores mais importantes em menos de dois meses.