Kim Kardashian
Shutterstock

A estrela de reality shows Kim Kardashian e o boxeador Floyd Mayweather devem ganhar um processo judicial nos EUA que os acusa de enganar investidores com a desconhecida criptomoeda EthereumMax. 

O Juiz Distrital dos EUA, Michael Fitzgerald, emitiu na segunda-feira (7) uma decisão judicial provisória dizendo que os advogados dos investidores descontentes estavam “tentando agir como a SEC”, segundo um relato da Bloomberg, em uma referência à CVM dos EUA, que regula o mercado de investimento financeiros no país.

Publicidade

Decisões provisórias indicam como um juiz deve decidir um caso, antes de ele chegar a uma corte completa. 

Golpe do EthereumMax

Em janeiro, os investidores processaram as supercelebridades, alegando que ambos trabalharam com um golpe do tipo pump-and-dump, onde os organizadores bombaram o preço dos tokens EthereumMax e depois os venderam até o valor se reduzir ao extremo, deixando outros investidores de bolsos vazios. 

O EthereumMax—ou EMAX—é um token que roda no Ethereum, a blockchain por trás da segunda maior criptomoeda do mundo. A criptomoeda ficou famosa quando foi promovida pelas celebridades no ano passado, mas não parece ter qualquer utilidade.

O juiz Fitzgerald acrescentou que as celebridades não “se importaram em rotular os tokens como um título por razões óbvias.” 

Mas, em outubro, Kim Kardashian concordou em pagar à SEC US$ 1.26 milhões para resolver as acusações contra ela por anunciar a EMAX.

Publicidade

A estrela de reality show compartilhou através de um story no Instagram “um grande anúncio”, no qual ela falava sobre a lógica do token EMAX. 

Apesar do acordo, a Rainha do Instagram Kim—que tem 333 milhões de seguidores na plataforma—não admitiu nem negou as acusações do órgão regulador. 

O Presidente da SEC, Gary Gensler, mais tarde destacou que o proeminente caso foi selecionado pela agência governamental porque o post do Instagram não mencionou quanto Kim Kardashian havia recebido para promover o EMAX—algo necessário ao promover valores mobiliários. 

Mais tarde, o presidente da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, Charles Randell, chamou o post de Kim de “promoção financeira com o maior alcance de público da história.”

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Clientes da Ripio relatam problemas para sacar criptomoedas; exchange admite "instabilidade"

Clientes da Ripio relatam problemas para sacar criptomoedas; exchange admite “instabilidade”

Alguns clientes da Ripio não conseguem sacar criptomoedas desde domingo (17) e corretora admite problemas técnicos
token do trump

Como Ripple, MoonPay e Mike Novogratz ajudaram a memecoin de Trump a ter sucesso

Os primeiros dias da memecoin oficial do presidente Donald Trump poderiam ter sido muito diferentes se não fosse por um trio de empresas de criptomoedas
close em olho humano

Governo nega recurso da Worldcoin e suspende compra de íris com criptomoedas no Brasil

Worldcoin foi ordenada a suspender serviços de comprar de íris por criptomoedas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Imagem da matéria: Milei diz que não promoveu criptomoeda, "apenas a divulgou"

Milei diz que não promoveu criptomoeda, “apenas a divulgou”

Milei será investigado na Argentina por divulgar a criptomoeda LIBRA, que causou milhões em prejuízos para investidores