Kamala Harris, vice-presidente dos EUA
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA (Foto: Gage Skidmore/Creative Commons)

Com Joe Biden fora da eleição de 2024, a atenção agora se voltou para os poucos democratas proeminentes que podem ocupar seu lugar no topo da chapa. 

Muitos no setor cripto estão se perguntando: como esses substitutos podem governar quando se trata de criptomoedas

Publicidade

Vários formuladores de políticas cripto proeminentes disseram recentemente ao Decrypt que qualquer substituição de Biden marcaria uma mudança bem-vinda, já que o cenário regulatório de criptoativos dificilmente poderia ser mais hostil do que tem sido sob a administração Biden. 

Dito isso, ainda existem diferenças importantes entre os principais candidatos dos democratas quando se trata de cripto. Confira a seguir os principais candidatos para substituir Biden e como eles podem liderar. 

Kamala Harris

Por uma ampla margem, a principal escolha atual para substituir o presidente é sua vice-presidente, Kamala Harris. 

Harris teve seu início na política ao vencer uma disputa em 2010 para se tornar Procuradora Distrital de São Francisco, uma cidade amiga da tecnologia. Quando ela foi eleita vice-presidente em 2020, sua aprovação foi amplamente vista como uma vantagem para as empresas de tecnologia e para o Vale do Silício. 

Mas a ex-promotora tem se mantido notavelmente calada quando se trata de criptomoedas. Harris parece, de fato, nunca ter feito uma declaração pública sobre o assunto. 

Quanto à Inteligência Artificial, outra nova tecnologia polarizadora, a vice-presidente tem sido bastante crítica — frequentemente apontando a ameaça da inovação aos direitos humanos e aos princípios democráticos. 

Publicidade

Mas IA não é cripto, mesmo que os setores às vezes se sobreponham. E também parece não haver muito amor entre Harris e Elizabeth Warren, a ousada senadora democrata que, segundo rumores, é a força motriz por trás da agenda anticripto de Biden. 

Portanto, uma presidência de Harris poderia facilmente ser uma incógnita quando se trata de cripto — com amplo espaço para os políticos seguirem os passos de seu antecessor ou forjar seu próprio caminho. 

Gretchen Whitmer

Uma das estrelas em ascensão do Partido Democrata, a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, construiu uma reputação como uma incendiária de um estado indeciso que obteve grande sucesso ao abraçar descaradamente causas progressistas. 

Whitmer também, no entanto, indicou muito pouco sobre sua posição em relação às criptomoedas, de uma forma ou de outra. 

Publicidade

Mas ela é um produto da política de Michigan, e os democratas do estado do meio-oeste americano se mostraram mais abertos a trabalhar em prol de uma estrutura regulatória de cripto do que outros.

Ambos os senadores democratas de Michigan, por exemplo, apoiaram a legislação pró-indústria. O senador Gary Peters rompeu com Biden em maio para revogar uma regra da SEC que proibia os bancos de manter criptomoedas, enquanto a senadora Debbie Stabenow expressou interesse em elaborar uma regulamentação de ativos digitais. 

E a deputada Elissa Slotkin, a principal candidata democrata para substituir Stabenow quando a senadora se aposentar em janeiro, atualmente ostenta uma classificação “A” da Stand With Crypto, uma organização sem fins lucrativos pró-indústria.

Gavin Newsom

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, tem o histórico mais visível em relação às criptomoedas de todos os possíveis substitutos de Biden, e por um bom motivo: muitas das principais empresas de cripto dos Estados Unidos estão sediadas em seu estado. 

Newsom oscilou um pouco em relação às criptomoedas ao longo dos anos, assim como fez com outras questões polêmicas. Em 2022, o veterano político da Califórnia vetou um projeto de lei que exigiria que as empresas de criptoativos no estado adquirissem uma licença aprovada pelo estado para operar, apesar de ter solicitado esse sistema meses antes.

Publicidade

Os defensores das criptomoedas elogiaram o veto, mas, um ano depois, Newsom voltou atrás, transformando em lei uma estrutura de licença comercial para criptomoedas. 

Embora alguns defensores do setor estejam preocupados com o fato de a legislação — que entrará em vigor no próximo ano — poder ter ramificações negativas, outros foram “encorajados” pela insistência de Newsom de que ele quer manter a inovação em cripto na Califórnia. 

A prova pode estar no resultado: nos nove meses desde que a legislação se tornou lei, gigantes das criptomoedas como a Coinbase e a Block permaneceram no estado. 

J.B. Pritzker

O governador de Illinois, J.B. Pritzker, um bilionário herdeiro da fortuna do hotel Hyatt, é um dos democratas mais vocalmente pró-cripto que, segundo rumores, está na corrida para assumir a campanha em colapso de Biden. 

“O futuro das criptomoedas está em Illinois”, disse Pritzker em agosto de 2021, muito antes de muitos políticos terem se posicionado sobre o assunto.

Mas, desde então, o governador do meio-oeste americano deixou de lado as criptomoedas como um componente importante de sua agenda de governo, ao mesmo tempo em que se esforça para manter Illinois como um ambiente competitivo e favorável aos negócios e um centro para o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como a computação quântica.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Dev do Bitcoin core, Peter Todd é fotografado

Filme da HBO aponta Peter Todd com criador do Bitcoin, que nega: “Não sou Satoshi”

Embora “Money Electric” ofereça uma visão intrigante sobre os primeiros dias do Bitcoin, a busca por Nakamoto continua sendo um mistério
Imagem da matéria: Governo divulga bets que estão autorizadas no Brasil; confira a lista

Governo divulga bets que estão autorizadas no Brasil; confira a lista

Ministro da Fazenda recomenda que usuários retirem fundos de empresas fora da lista oficial
Cahorro de touca sorri para câmera

Manhã Cripto: Dogwifhat salta 15% em dia de alta das memecoins; Bitcoin supera US$ 63 mil

Ganhos expressivos nesta segunda-feira (7) levantam debates sobre um possível “superciclo” das memecoins
Imagem da matéria: "Regulação bem feita é aquela que ouve o mercado", diz executivo da CVM

“Regulação bem feita é aquela que ouve o mercado”, diz executivo da CVM

Pedro Castelar ressaltou em entrevista que parceria entre o setor público e privado é essencial para uma regulação eficaz do mercado cripto brasileiro