Um desenvolvedor identificado como Stanislaw Dev lançou no final de abril na plataforma Steam, da desenvolvedora de games Valve, um jogo que simula uma operação de mineração de criptomoedas.
No ‘Crypto Mining Simulator’, que custa R$ 20,69, o jogador pode construir do zero uma fazenda com equipamentos necessários para a atividade, a exemplo de computadores, GPUs, CPUs, placas-mãe etc.
Além do hardware, o jogo também mostra algoritmos, gráficos e estatísticas sobre mineração. É possível ainda fazer trade de criptomoedas, segundo o material de divulgação do produto.
Reações
Desde seu lançamento, o game já recebeu 129 análises de usuários. Do total, 72% dos comentários são positivos. Uma das principais recomendações dos gamers é o conserto de bugs.
“A verdade é que é um jogo com muito futuro, mas é preciso atualizar, pois tem alguns bugs e coisas que eu pessoalmente não gosto”, disse um usuário identificado como Leunal17.
Algumas das sugestões dadas por ele são melhoria nos gráficos sobre criptomoedas e maior variedade de componentes disponíveis.
Leia Também
Outros jogadores, no entanto, não curtiram o game, apesar de reconhecerem que o produto tem futuro.
“O jogo é uma bagunça – mas tem potencial”, escreveu um perfil identificado como Zak. Ele disse que o tutorial ainda é confuso, o jogo não responde a alguns comandos e ainda existem alguns erros.
Moda
Jogos que simulam situações da vida real são antigos. Um dos primeiros e mais populares é o famoso The Sims, criado pelo designer de jogos Will Wright.
Nos últimos anos, jogadores que curtem esse tipo de game entraram de cabeça no universo das criptomoedas.
No final de 2020, uma brasileira que joga Streamer Life Simulator – game que simula situações da realidade – chegou a comprar equipamentos para minerar Bitcoin (BTC) dentro do jogo.
Veja vídeo do game que simula mineração de criptomoedas: