O Itaú enviou e-mail aos clientes na noite desta segunda-feira (28) avisando que o pré-cadastro do PIX no Itaú Empresas já está aberto.
As chaves do PIX funcionarão como um código para a sua conta do banco. É através dela serão realizados saques e depósitos. As chaves poderão ser registradas através de CNPJ, número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória, gerada pelo próprio sistema do PIX. Cada conta corrente poderá cadastrar até 20 chaves.
Para clientes do Itaú Empresas realizarem o pré-cadastro, é necessário acessar a conta pelo computador e clicar no banner que irá aparecer no meio da tela, indicando para o pré-cadastro do PIX.
Em seguida, escolha o tipo de chave que deseja cadastrar. Se você escolher e-mail ou celular para ser a chave, valide os dados com um código que será enviado via SMS ou e-mail. Por fim, confirme a solicitação da chave com o iToken.
O cadastro começará oficialmente no dia 5 de outubro, mas alguns bancos e fintechs já estão realizando o pré-cadastro para se antecipar. O lançamento oficial do PIX está programado para novembro.
O que é o PIX e como vai funcionar
O PIX foi anunciado pelo Banco Central em fevereiro e o objetivo principal é permitirá a transferência de recursos em tempo real entre pessoas e/ou empresas.
No total, 980 empresas já estão conectadas ao PIX — grandes bancos e as principais fintechs de crédito e de pagamentos a cooperativas de crédito e companhias varejistas.
O custo de uma transação pelo PIX será de R$ 0,01 a cada 10 transações. O valor foi descrito em uma instrução normativa publicada no dia 3 de agosto, que descreve a tabela de serviços e valores do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).
Os valores mostram o preço do serviço financeiro para a plataforma de pagamentos do Bacen, que será embutido nos custos das empresas que usarem os serviços. Eles representam parte dos custos de qualquer provedor de pagamento instantâneo.