O Bitcoin está novamente se mantendo quase estável, com a quantidade de moedas adormecidas quase em um novo recorde histórico.
De acordo com a empresa de análise de blockchain Glassnode, o número de Bitcoins que não foram movidos por pelo menos seis meses — apelidados de “old supply” — é de 14,99 milhões, no valor de cerca de US$ 370 bilhões no preço atual. A máxima histórica é de 15,029 milhões em dezembro, acrescentou a Glassnode.
Mas por que isso está acontecendo?
Outra empresa de blockchain, a Arkham Intelligence, disse ao Decrypt que o motivo é porque os investidores em Bitcoin estão novamente se concentrando em ganhos de longo prazo. “A comunidade Bitcoin claramente está mais orientada ao investimento de longo prazo, concentrando-se na estratégia conhecida popularmente como HODL”, disse o CEO, Miguel Morel.
“Outras redes, como a Ethereum, têm comunidades construindo ferramentas e serviços onde as moedas se movem de forma significativamente mais, veloz principalmente em busca de lucros.”
A Glassnode acrescentou no relatório que há “uma virada de ciclo e uma mudança acentuada nos padrões de comportamento dos investidores.”
Leia Também
Em busca do preço alto
O Banco de Compensações Internacionais divulgou nesta semana um relatório concluindo que os investidores que obtêm lucro com a compra da criptomoeda são traders profissionais e baleias — isto é, aqueles que detêm grandes quantidades de criptomoedas por um longo período ou foram experientes o suficiente para vender antes de declínios significativos.
A maioria dos compradores de Bitcoin, de acordo com o relatório do BIS, entrou no mercado durante os ralis de alta, quando o preço estava eevado, e esses investidores — em sua maioria — venderam seus ativos por conta das perdas com a diminuição dos preços. Restaram os holders de longo prazo.
De acordo com a Glassnode, as moedas adormecidas tornam-se “cada vez mais improváveis de serem gastas” após um período de retenção de 155 dias. A empresa de análise observou em seu relatório que tal atividade já foi verificada em mercados anteriores de baixa, “potencialmente sinalizando uma percepção de que o mercado está supervalorizado” — o que significa que pode estar pronto para uma recuperação.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias