Imagem da matéria: Hashrate do Bitcoin segue em alta e bate novo recorde
(Foto: Shutterstock)

O hashrate do bitcoin superou a marca de 140 EH/s e registrou um novo recorde histórico, de acordo com dados da Glassnode.

O hashrate mede o poder de mineração da rede do Bitcoin. Conforme os Bitcoins são minerados, blocos de transações verificadas recebem um novo hash e são adicionados à blockchain.

Publicidade
Hashrate do Bitcoin desde o final de 2017 Imagem: Glassnode.

O ano de 2020 começou com um hashrate de 105 EH/s. No entanto, houve duas fortes quedas em março e maio, que levaram a quedas aos 90 EH/s.

O que isso significa para o preço do Bitcoin?

Quando a taxa de hash do Bitcoin aumenta, sempre se fala se haverá ou não um aumento de preço. Isso ocorre porque há uma expectativa de que os mineradores vão reagir ao aumento segurando moedas, em vez de vender. Isso, por sua vez, pode colocar pressão sobre o Bitcoin, resultando em um aumento no preço da criptomoeda.

No entanto, essa correlação nem sempre é óbvia. Este gráfico do BitInfoCharts mostra que o preço do Bitcoin pode subir e cair, apesar da mudança na taxa de hash. Ingo Fiedler, cofundador do Blockchain Research Lab, disse ao Decrypt que outros aspectos, como infraestrutura de empréstimo, sentimento do mercado e competição de mineradores, podem ter um impacto na hashrate do Bitcoin.

“O mercado de empréstimos em amadurecimento permite que as mineradoras peçam mais capital a taxas mais baratas, tanto em seus procedimentos de mineração quanto em seu hardware. Isso é estimulado pelo aumento do preço do Bitcoin no mês passado e pelo sentimento geralmente mais positivo do mercado”, disse Fiedler.

Publicidade

“Essa capacidade adicional de tomar empréstimos amplia a margem de manobra das mineradoras na competição para ganhar participação de mercado”, acrescentou.

Esse aumento é uma boa notícia para a segurança do blockchain. Quanto maior a taxa de hash do Bitcoin, mais seguro o blockchain se torna. Se alguém já tentou atacar o blockchain, precisaria controlar pelo menos 51% da hashrate total, o que, conforme a taxa aumenta, se torna cada vez mais improvável.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)

Lightning Labs está trazendo stablecoins para a blockchain do Bitcoin

“Ideia é ter dólares criptografados e stablecoins na blockchain do Bitcoin”, explicou Elizabeth Stark, CEO da Lightning Labs
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo