Imagem da matéria: Hashrate do Bitcoin atinge novo recorde e ultrapassa 1 zettahash por segundo
Rig de mineração com GPUs (Foto: Shutterstock)

O hashrate do Bitcoin atingiu a histórica marca de 1 zettahash por segundo (ZH/s) na última sexta-feira (4), representando o maior nível de poder computacional já registrado na rede.

Os dados são da empresa de análises Glassnode, que aponta que, até então, o maior pico havia ocorrido em 31 de janeiro, com 975 exahashes por segundo (EH/s), conforme mostra reportagem do CoinDesk.

Publicidade

Além disso, no domingo (6), a rede do Bitcoin aumentou sua dificuldade de mineração em 7%, alcançando também um recorde histórico: 121,5 trilhões (T). Esse mecanismo tem como objetivo manter a média de um novo bloco sendo adicionado à blockchain a cada dez minutos.

Segundo a Glassnode, dos últimos 17 ajustes de dificuldade, 14 foram positivos, ou seja, aumentaram a dificuldade para minerar um novo bloco.

O aumento da dificuldade, o recorde de poder computacional na rede, a queda no preço do Bitcoin e as baixas taxas de transação são fatores que, em conjunto, têm tornado a mineração de BTC cada vez menos lucrativa.

De acordo com reportagem do CoinDesk, a receita diária por exahash de poder computacional caiu para US$ 42,40, o menor valor já registrado. Essa métrica, conhecida como hashprice, mede a rentabilidade do minerador em relação ao poder computacional empregado na rede.

VOCÊ PODE GOSTAR
farao do bitcoin glaidson

Disputa de R$ 72 milhões doados pelo “Faraó do Bitcoin” à Igreja Universal vira caso empresarial, diz O Globo

Administradores judiciais defendem que valores sejam destinados aos credores da GAS Consultoria
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

Grayscale entra com pedido para converter fundo de Bitcoin, Ethereum e XRP de grande capitalização em um ETF

Fundo privado existente está disponível apenas para investidores qualificados por meio de colocação privada e tem forte concentração em Bitcoin
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

SEC diz que stablecoins não são valores mobiliários, mas tokens com rendimento podem ser diferentes

Comissão emitiu novas diretrizes para stablecoins, afirmando que certos tipos de tokens atrelados ao dólar não são valores mobiliários
Brian Armstrong é fotografado durante evento

EUA: Parlamentar rejeita pedido da Coinbase por stablecoins com rendimento

O presidente do Comitê de Serviços Financeiros, French Hill, afirmou que não há consenso no Congresso para permitir stablecoins que geram juros aos detentores