As duas atualizações na rede do Ethereum, Constantinople e St. Petersburg, foram oficialmente ativadas sem nenhum incidente.
Às 16:57 (UTC), a sexta e a sétima atualizações foram lançadas na rede principal no bloco número 7.280.000.
Até o momento não há evidências de uma divisão da cadeia que sugira que uma porção de usuários do ethereum ainda esteja executando um software mais antigo.
Com o lançamento de hoje do Constantinopla e St. Petersberg, quatro diferentes propostas de melhoria foram oficialmente ativadas na rede ethereum.
O que mudou
O Constantinople estava agendado para o início de 2019, no entanto, depois que alguns bugs foram descobertos no código do protocolo, os desenvolvedores decidiram adiar o lançamento até corrigir os erros.
Para evitar esses problemas, a atualização St. Petersburg desativará uma parte do código de Constantinople que continha falhas na segurança dos contratos inteligentes. Além disso, o restante das mudanças implementadas com St. Peterburg não deve afetar os usuários comuns.
O protocolo do Constantinople é uma atualização que serve como preparação para uma mudança radical na estrutura do Blockchain do Ethereum.
O Ethereum 2.0 é visto como um blockchain PoS – diferente do PoW atual – com desenvolvimentos de segunda camada que permitirá um número muito alto de transações por segundo com baixo consumo de energia (com algumas otimizações no código) e um modelo econômico que estimula a economia aumentando o valor dos tokens circulantes.
A mudança mais significativa que Constantinopla traz é a redução da recompensa dos bloco de 3 ETH por bloco para apenas 2 ETH. Esta redução continua a visão iniciada com o hard fork anterior, Byzantium, que reduziu a recompensa de 5 ETH para 3.
Da mesma forma, espera-se que aumente a eficiência da rede (algo que beneficiará principalmente os desenvolvedores do DApps), bem como uma otimização no uso de gas necessário para a execução dos contratos inteligentes.
No momento da redação, o ETH teve uma alta de 3% nas últimas 24h e é negociado a US$ 137 de acordo com o Coinmarketcap.
- Leia também: Corretora brasileira de criptomoedas vai sortear 10 carteiras Ledger Nano S; veja como participar
3xBit
Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br