Hackers Fazem Cidade Americana Refém e Pedem Resgate em Bitcoin

Imagem da matéria: Hackers Fazem Cidade Americana Refém e Pedem Resgate em Bitcoin

Foto: Pixabay

Hackers atacaram o sistema de computadores da cidade de Atlanta, Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, na quinta-feira (22) e estão pedindo US$ 51 mil em Bitcoin para ‘devolver’ o comando dos computadores. A prefeita Keisha Bottoms se pronunciou logo após os fatos, de acordo com o site Digital Trends.

Segundo o site CBS46, os hackers enviaram uma nota que informava como a ‘vítima’ deveria proceder:

Publicidade

“Envie 8 Bitcoins para cada computador ou 6 Bitcoins para todos os computadores (o equivalente a cerca de US$ 51 mil). Depois que os bitcoins forem enviados deixe um comentário em seu site com o nome do responsável. Eles então responderão ao comentário com um software de descriptografia. Quando você o executar todos os arquivos criptografados serão recuperados”.

As autoridades municipais não disseram se pagarão o resgate, mas estão circulando perguntas sobre como essa invasão de dados aconteceu.

Hackers já estão sendo procurados pelo FBI

Os criminosos fizeram o ataque usando um ransomware de nome SamSam. Esse tipo de programa restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que este possa ser restabelecido.

O Departamento de Segurança Interna da cidade e o FBI estão trabalhando para calcular os danos causados e tentar recuperar o sistema mantido como refém. Funcionários da Microsoft e autoridades de segurança cibernética da Cisco também cooperam nas investigações.

“A equipe de gerenciamento de informações de Atlanta está trabalhando cuidadosamente com o apoio da Microsoft para resolver o problema”, afirma a conta oficial da cidade no Twitter.

Publicidade

“Estamos confiantes de que nossa equipe de profissionais de tecnologia poderá restaurar o sistema em breve. Nosso site da cidade, Atlantaga.gov, permanece acessível e forneceremos atualizações conforme as recebermos. ”

Ao primeiro conhecimento sobre o ataque, a prefeitura informou a população que enfrentava interrupções em vários programas internos voltados para o cidadão, como o acesso para pagamento de contas.

Na mesma ocasião, informou também que o ataque afetava os ‘sistemas urbanos’. O aeroporto, a segurança pública, a folha de pagamento e as operações de água não foram afetadas.

Porém, a investida criminosa foi detectada pela primeira vez às 5h40min do mesmo dia por funcionários da Segurança Interna. O diretor de operações da cidade, Richard Cox, falou sobre o caso em uma coletiva de imprensa:

Publicidade

“A investigação em andamento determinará se dados pessoais ou financeiros foram comprometidos. Como precaução, pedimos que todos os funcionários tomem as medidas apropriadas para garantir que seus dados não sejam prejudicados. A cidade aconselha os funcionários a monitorar e proteger informações pessoais. Nos próximos dias daremos mais suporte se caso necessário”.

Prejuízos para a cidade

Segundo o New York Times, a prefeita Keisha Lance Bottoms disse que Atlanta sofrerá com um impacto financeiro por conta do ataque, que é provavelmente o maior do tipo na história da cidade.

“Certamente está nos custando muito dinheiro porque estamos sem operar nosso sistema. Mas a cidade está preparada para realizar uma atualização massiva de segurança para prevenir situações semelhantes no futuro”.

Leia também: Artista Esconde Bitcoin Para Quem Conseguir Decifrar Seus Quadros

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br