Se você é ativo no Cripto Twitter, então você está bem ciente de que o halving do Bitcoin não foi o único evento significativo a causar impacto no espaço cripto na semana passada. As Runes foram introduzidas no bloco 840 mil do Bitcoin, coincidindo com o halving.
As Runes, um novo protocolo de token fungível criado por Casey Rodarmor, criador dos Ordinals, são melhor descritas como “memecoins” no Bitcoin. Embora o impacto de longo prazo do protocolo se desenrolará ao longo do tempo, é inegável que as Runes capturaram uma atenção significativa logo de início.
E, apesar da negociação das Runes ter se desacelerado após o pico inicial, elas podem continuar ganhando tração quando muitas encontrarem seu lugar em grandes exchanges e dentro de novos mercados. Mas, por enquanto, elas podem ser um pouco complicadas de lidar. Se você deseja começar nessa área, entender os detalhes mais refinados desses processos se torna crucial.
Se você já está familiarizado com o que são as Runes, este guia irá orientá-lo pelos elementos essenciais de cunhagem, gravação e negociação delas. Além disso, oferece algumas outras ferramentas e dicas projetadas para equipá-lo com os conhecimentos e ferramentas necessárias para um começo bem-sucedido.
Onde eu gravo/cunho Runes?
A Luminex é um dos sites mais confiáveis e populares tanto para cunhar quanto para gravar Runes. “Gravação” refere-se ao ato de criar um novo token no Bitcoin via Runes, enquanto “cunhagem” é o que os usuários fazem ao comprar um token via venda inicial. Embora as taxas sejam conhecidas por serem um pouco mais altas, a Luminex é amplamente reconhecida como a melhor opção pela facilidade de uso na cunhagem.
Após selecionar uma Rune, basta digitar a quantidade que deseja cunhar na categoria “Repetir Cunhagem”.
Para o modo de cunhagem, você tem duas opções: pré-divisão ou auto-divisão. Se você ainda não dividiu suas saídas de transação não gastas (UTXOs) antecipadamente, então deve selecionar auto-divisão como sua opção. A auto-divisão levará mais tempo, mas você não precisará dividir suas UTXOs antecipadamente.
Por que as UTXOs precisam ser divididas?
Já está confuso? Uma metáfora útil que muitos entusiastas do Bitcoin usam para descrever os UTXOs é pensar neles como fichas de parque de diversões. Não importa se você tem uma nota de R$ 100; você não pode jogar nenhum jogo no fliperama a menos que tenha muitas fichas.
Se você tem 1 BTC, então você precisa dividir isso em UTXOs menores para cunhar Runes. O tamanho de cada UTXO deve ser baseado na sua expectativa do que as taxas de rede (gas) exigirão para que suas transações sejam mineradas a tempo. Você vai querer ter muitas UTXOs de diferentes tamanhos com base na probabilidade do que você espera.
Você pode dividir as UTXOs usando a ferramenta da Luminex, e clicando na velocidade em que deseja cunhar. “Fast” é recomendado para que sua transação não fique presa ou seja ultrapassada por outros traders que pagaram mais para que suas transações sejam processadas primeiro.
No entanto, existem muitos outros lugares para gravar ou cunhar Runes, incluindo a Unisat, a Xverse e a Magic Runes. As taxas variarão em cada plataforma, mas cabe a você decidir qual experiência prefere.
Certifique-se de ler a mempool e ajustar suas taxas para garantir que suas cunhagens sejam realizadas. A mempool é onde você pode acompanhar suas transações, verificar seu progresso e até mesmo pagar para acelerar a cunhagem se estiver ocorrendo muito lentamente.
Onde posso pesquisar sobre as Runes e buscar dados?
O melhor lugar para acompanhar dados é a GeniiData, uma plataforma que fornece dados abrangentes e ferramentas de cunhagem. E mesmo que você não cunhe, grave ou negocie através da OKX, por exemplo, a plataforma tem uma ótima aba de análise onde você pode facilmente ver o volume, número de detentores, progresso cunhado e atividade.
Outras fontes úteis são a Ordiscan, a Ordstuff e a BTC Tool.
Gravando Runes
Se você não encontrar nenhum ticker que desperte seu interesse, ou se preferir “gravar” ou criar seu próprio token de Runes, então vá para a aba “Gravar” na Luminex.
Forneça os detalhes da Rune que deseja criar, incluindo seu nome, divisibilidade (decimais), símbolo (muitas pessoas usam emojis para isso), quantas tokens quer pré-minerar para si mesmo (se aplicável) e limite por cunhagem. O nome deve ter pelo menos 13 caracteres neste momento e até 28 caracteres. Com o tempo, nomes mais curtos serão desbloqueados.
Clique na velocidade da sua transação e envie o pedido para pagar as taxas. Em seguida, você pode usar a mempool para rastrear o progresso da sua nova Rune. Dependendo da velocidade escolhida, pode levar uma hora ou mais para ser concluída (6 blocos = 1 hora).
Negociando Runes
Para negociar Runes em mercados secundários, você tem muitas opções. Você pode usar o Magic Eden, que acabou de lançar seu marketplace de Runes; a Unisat, que tem sido uma opção popular para tokens BRC-20 no Bitcoin; ou a Cube Exchange, que afirma ter taxas mais baixas do que todos os mercados. Essas são apenas algumas opções mais conhecidas.
No Magic Eden ou na Unisat, tudo que você precisa fazer é selecionar a Rune com o preço desejado, conectar sua carteira cripto e então comprar. Carteiras de Bitcoin populares para Runes são a Unisat, a Xverse, a Leather e a OKX.
Para vender, clique na Rune que deseja vender e defina um preço para ela, em seguida, liste. Tenha cuidado ao atualizar o preço com muita frequência, pois você ainda pode ter uma listagem antiga vendida. O mercado de Runes do Magic Eden também oferece recursos de venda em lote e listagem, com mais funcionalidades chegando em breve.
Uma boa regra ao comprar no mercado secundário: priorize tokens com distribuição ampla, pois um maior número de detentores geralmente indica um ecossistema mais saudável e maior liquidez.
Lembre-se de que a equipe do projeto pode reservar ou gravar tokens para si mesmos (pré-mineração) antes do lançamento. Alguns traders preferem evitar porcentagens altas de pré-mineração devido à possibilidade de criadores tentarem aplicar um rug pull e desvalorizar o token sobre os detentores, embora o espaço de Runes ainda esteja no início e criadores e traders ainda estejam definindo as expectativas.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto