Moeda da solana (SOL)
Shutterstock

A gestora de criptoativos Grayscale entrou com uma declaração de registro na sexta-feira (4) para seu produto cripto baseado no token SOL, Solana Trust (GSOL), com o objetivo de transformar o item em um fundo negociado em bolsa (ETF) na NYSE Arca.

A medida ressalta o esforço contínuo da Grayscale para ampliar o acesso dos inventores às criptomoedas em Wall Street, após a apresentação do chamado 19b-4 para seu fundo Solana em dezembro.

Publicidade

Seguindo sua abordagem para ETFs de Bitcoin e Ethereum, que obtiveram aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA no ano passado, os gestores de ativos esperam oferecer produtos cripto adicionais que permitiriam aos investidores ganhar exposição a altcoins usando uma conta de corretora.

A criptomoeda Solana está entre os candidatos mais prováveis ​​para ganhar luz verde regulatória, dizem analistas, apontando para a nova liderança mais favorável às criptomoedas da SEC e o mercado futuro incipiente, mas regulamentado, de Solana nos EUA. 

O Grayscale Solana Trust, se convertido em um ETF, não participaria do processo de staking de fundos mantidos em recebimento, de acordo com a declaração de registro arquivada na sexta-feira.

“Nenhuma ação será tomada de acordo com a qual qualquer parte do SOL do fundo se torne sujeita à validação de prova de participação da Solana ou seja usada para ganhar SOL adicional”, disse o documento.

Publicidade

Staking se refere ao processo no qual um usuário pode ganhar recompensas ao bloquear fundos, neste caso na Solana, e participar do processo de validação de transações. No geral, isso recompensa os investidores por ajudar a manter a rede segura. Em resumo, os tokens SOL mantidos pelo fundo não serão usados para staking.

Quando a SEC aprovou os ETFs spot de Ethereum no ano passado, a Grayscale estava entre vários gestores de ativos que removeram a linguagem de staking dos aplicativos antes do sinal verde da SEC. Além da Grayscale, a Fidelity e a Ark Invest/21 Shares cortaram seções semelhantes.

Na época, os esperançosos do ETF removeram o staking para lidar com as preocupações mais rigorosas da SEC. Sob o antigo presidente da SEC, Gary Gensler, o regulador acreditava que as redes de proof-of-stake poderiam ser valores mobiliários.

O registro da Grayscale ocorre um dia após a SEC reconhecer o pedido da Fidelity para um ETF de Solana à vista, um dos vários pedidos de criptomoedas aguardando análise na mesa do regulador.

Publicidade

Solana estava recentemente mudando de mãos em torno de US$ 114,50 na sexta-feira, mostrando uma queda de 0,4% no último dia, de acordo com o provedor de dados cripto CoinGecko. Na quinta-feira, em meio à guerra comercial do presidente dos EUA, Donald Trump, seu preço caiu para uma baixa de 13 meses.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Congresso argentino autoriza investigar autoridades no escândalo da memecoin de Milei

Câmara dos Deputados quer apurar responsabilidades após o colapso da Libra, memecoin promovida por Milei em fevereiro
felippe barreto sims, golpe, criptomoedas

Influencer usou venda falsa de imóvel para lavar criptomoedas roubadas de idosos

Os suspeitos conheceram as vítimas promovendo serviço de assessoria de investimentos e desviaram R$ 3 milhões
logo da binance em celular em cima de teclado de computador

Binance lança novo token de rendimentos; confira 

Segundo a corretora, o token LDUSDT deve estrear em breve em sua plataforma de futuros
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum sobem após queda da inflação nos EUA em março

Bitcoin e Ethereum sobem após queda da inflação nos EUA em março

Dados mostram que preços ao consumidor cresceram menos do que o esperado; alívio imediato vem após Trump adiar novas tarifas