O governo federal zerou o Imposto de Importação para equipamentos utilizados em operações de mineração de Bitcoin, ampliando a lista de produtos aptos a receber o benefício por meio de duas Resoluções (823 e 824) GECEX publicadas no Diário Oficial da União.
A medida ajusta e complementa regras anteriores ao incluir no regime de ex-tarifário novos itens ligados à infraestrutura necessária para manter fazendas de mineração no país. As isenções valem até 30 de novembro de 2027.
As resoluções atualizam anexos de normas anteriores, excluindo alguns itens isentos antigos e incluindo novos bens que passam a ter alíquota zero na importação. Entre os itens contemplados estão estruturas completas de armazenagem e resfriamento de servidores dedicados à mineração de criptomoedas, além de unidades funcionais do tipo “data center modular”.
A medida se alinha a decisões anteriores do governo no mesmo sentido. Em maio deste ano, o país já havia concedido isenção para alguns equipamentos de mineração de Bitcoin ao incluir infraestruturas de data centers móveis e sistemas de resfriamento para rigs do algoritmo SHA-256. Esta nova decisão foca praticamente nos mesmos tipos de item, abrangendo servidores dedicados à mineração de criptomoedas que utilizam o algoritmo SHA256.
Agora, com as novas resoluções, o governo amplia e reorganiza esse conjunto de produtos beneficiados, reforçando a tendência de tratar equipamentos de mineração como bens de capital sujeitos a políticas industriais e comerciais, e não como itens de consumo de uso geral.
Quer investir na maior criptomoeda do mundo? No MB, você começa em poucos cliques e de forma totalmente segura e transparente. Não adie uma carteira promissora e faça mais pelo seu dinheiro. Abra sua conta e invista em bitcoin agora!











