Imagem da matéria: Golpistas criam CEO com inteligência artificial para atrair vítimas a esquema de criptomoedas 
O suposto CEO falso e gerado por IA da Maxpread. (Imagem: Califórnia DFPI)

A inteligência artificial (IA) está em alta no momento e os golpes de criptomoedas não diminuíram nem um pouco. Agora, alguns golpistas estão misturando esses dois mundos para enganar possíveis investidores, com artimanhas que incluem a criação de um falso CEO gerado por IA.

Nesta semana, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI) anunciou seus mais recentes esforços para proteger a população de golpes cripto, enviando cartas de cessar e desistir para cinco empresas que tentaram lucrar com o hype da IA.

Publicidade

Os alvos mais recentes da agência são Maxpread Technologies, Harvest Keeper, Visque Capital, Coinbot e QuantFund — que o DFPI acusou de oferecer títulos não qualificados e fazer falsas promessas aos investidores. O DFPI acusou as empresas de fazer alegações exageradas sobre a geração de altos retornos usando IA para negociação de criptomoedas, utilizando táticas de marketing multinível para atrair vítimas inocentes.

Além de tentar enganar os investidores sem dinheiro, a Maxpread Technologies “tentou enganar os investidores sobre a identidade do CEO usando um avatar falso, gerado por IA, programado para recitar um script”.

Em um vídeo do YouTube postado na conta oficial da Maxpread em 8 de abril, um CEO chamado “Michael Vanes” fala sobre o lançamento da empresa. Mas a agência afirma que não é uma pessoa real; O verdadeiro CEO da Maxpread é, na verdade, Jan Gregory, que a empresa chamou de diretor de marketing e gerente de marca corporativa.

Uma captura de tela mostrando o suposto CEO falso gerado por IA da Maxpread. (Imagem: Califórnia DFPI)

Outra empresa, a Harvest Keeper, supostamente contratou um ator para interpretar seu CEO – nenhum líder gerado por IA à vista nesse caso, embora a empresa alegasse usar IA para maximizar os retornos do trade de criptomoedas.

Publicidade

“Os golpistas estão aproveitando o burburinho recente em torno da inteligência artificial para atrair investidores para esquemas falsos”, disse a comissária do DFPI, Clothilde Hewlett, em comunicado. “Continuaremos nossos esforços para proteger os consumidores e investidores da Califórnia, perseguindo esses atores inescrupulosos”.

Rotulando-os de esquemas Ponzi, o órgão regulador da Califórnia disse que os investidores foram informados de que, se investissem fundos, as empresas usariam seu conhecimento, habilidade, experiência e assistência de IA para negociar ativos cripto e gerar lucros incríveis para os investidores.

“Em cada caso, essas alegações são falsas”, escreveu o DFPI, dizendo que as empresas prometeram entre 0,6% e 4,81% de retornos diários sobre os investimentos.

Derrubando golpes 

As cartas de cessar e desistir são as mais recentes ações dos reguladores da Califórnia para acabar com crimes ligados à cripto no estado. Após o colapso da FTX, o DFPI juntou-se a outros reguladores estaduais para abrir uma investigação sobre a exchange de criptomoedas e seu fundador, Sam Bankman-Fried

Publicidade

Em dezembro, o DFPI ordenou que o MyConstant deixasse de oferecer produtos cripto selecionados, já que o DFPI proibiu a venda de valores mobiliários, incluindo sua principal plataforma de empréstimo e contas remuneradas.

“As entidades nomeadas receberam ordens de parar de operar na Califórnia porque violaram a lei de valores mobiliários”, disse um porta-voz do DFPI ao Decrypt. “Isso significa não vender ou mesmo oferecer ‘investimentos’ como esses para residentes da Califórnia.”

Embora tenha sido alvo da agência da Califórnia, o site da Maxpread Technologies afirma que a empresa e suas afiliadas não têm como alvo clientes ou operam nos Estados Unidos. Maxpread, Harvest Keeper, Visque Capital, Coinbot e QuantFund não responderam imediatamente aos pedidos de comentários do Decrypt.

 * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Administradora e gestora de fundos são condenadas a ressarcir vítimas em conjunto com a Canis Majoris

Administradora e gestora de fundos são condenadas a ressarcir vítimas em conjunto com a Canis Majoris

Intrader e Flórida Investimentos formam grupo econômico com Canis Majoris e devem pagar por perdas de consumidora lesada, fixa TJ-SP
ladrão

Tribunal obriga SEC a explicar recusa em regular mercado de criptomoedas nos EUA

Painel do Terceiro Circuito decide que a SEC deve explicar a ausência de regulamentações para criptomoedas, mas não exige a criação dessas regras
Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming

Cynthia Lummis vai liderar o 1º subcomitê de criptomoedas do Senado dos EUA

Um subcomitê similar já existe na Câmara dos Representantes, que também passa por mudanças de liderança
Imagem da matéria: Juiz obriga investidor de Bitcoin a entregar chaves de carteira com R$ 760 milhões

Juiz obriga investidor de Bitcoin a entregar chaves de carteira com R$ 760 milhões

Promotores dos EUA expõem esquema de fraude fiscal de anos e ordenam que investidor pioneiro em Bitcoin entregue suas chaves