O Fantástico, programa semanal da rede Globo, vai mostrar neste domingo (24) uma reportagem sobre duas megaoperações contra o tráfico internacional de cocaína e uma delas pode estar relacionada à lavagem de dinheiro com Bitcoin.
Em um vídeo de chamada para a atração, publicado na última quinta-feira (21), imagens sugerem que a Globo vai expor a relação da maior criptomoeda do mundo, Bitcoin, com o tráfico e lavagem de capitais.
No vídeo, a apresentadora Poliana Abritta comenta imagens de operações feitas com helicópteros. Mostra também policiais recolhendo material supostamente ilícito da fuselagem de uma aeronave em um hangar.
Um embrulho no formato de tijolo é mostrado com a logomarca do Bitcoin, ‘₿’.
Segundo a apresentadora, uma quadrilha usava aviões de luxo para levar a mercadoria para a Europa. “Em um desses aviões, a polícia encontrou quase 600 quilos de cocaína”, concluiu.
O Bitcoin surgiu como uma moeda capaz de ser transferida de pessoa para pessoa sem passar por um intermediador, ou seja, possui um sistema descentralizado e anônimo.
No entanto, as transações são rastreáveis através de blockchain, o que facilita para a polícia especializada em localizar o dono da carteira.
Apesar de ser um processo complexo, entidades como o FBI, por exemplo, têm tido sucesso no rastreamento de criptomoedas usadas por traficantes e hackers.