Imagem da matéria: Globo vai mostrar relação de bitcoin com caso de tráfico internacional de cocaína
(Imagem: Reprodução/G1)

O Fantástico, programa semanal da rede Globo, vai mostrar neste domingo (24) uma reportagem sobre duas megaoperações contra o tráfico internacional de cocaína e uma delas pode estar relacionada à lavagem de dinheiro com Bitcoin.

Em um vídeo de chamada para a atração, publicado na última quinta-feira (21), imagens sugerem que a Globo vai expor a relação da maior criptomoeda do mundo, Bitcoin, com o tráfico e lavagem de capitais.

Publicidade

No vídeo, a apresentadora Poliana Abritta comenta imagens de operações feitas com helicópteros. Mostra também policiais recolhendo material supostamente ilícito da fuselagem de uma aeronave em um hangar.

Um embrulho no formato de tijolo é mostrado com a logomarca do Bitcoin, ‘₿’.

Segundo a apresentadora, uma quadrilha usava aviões de luxo para levar a mercadoria para a Europa. “Em um desses aviões, a polícia encontrou quase 600 quilos de cocaína”, concluiu.

O Bitcoin surgiu como uma moeda capaz de ser transferida de pessoa para pessoa sem passar por um intermediador, ou seja, possui um sistema descentralizado e anônimo.

No entanto, as transações são rastreáveis através de blockchain, o que facilita para a polícia especializada em localizar o dono da carteira.

Publicidade

Apesar de ser um processo complexo, entidades como o FBI, por exemplo, têm tido sucesso no rastreamento de criptomoedas usadas por traficantes e hackers.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Lucro da Robinhood com criptomoedas aumenta 700% no 4º trimestre

Lucro da Robinhood com criptomoedas aumenta 700% no 4º trimestre

A Robinhood registrou um salto impressionante na receita com cripto, impulsionado em parte pelo renovado interesse dos investidores em ativos digitais
Imagem da matéria: EUA vão libertar criador de exchange de Bitcoin preso na Rússia em troca de prisioneiros

EUA vão libertar criador de exchange de Bitcoin preso na Rússia em troca de prisioneiros

A BTC-e foi uma exchange que operou nos Estados Unidos de 2011 a 2017 e movimentou cerca de US$ 9 bilhões em transações de Bitcoin
Imagem da matéria: Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup está prestes a lançar uma plataforma “onde as pessoas poderão minerar dados cerebrais em troca de tokens”
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Kentucky e Maryland são os estados mais recentes a considerar projetos de lei para reservas de Bitcoin

Movimentação segue a promessa ainda não concretizada de Donald Trump durante a campanha do ano passado de criar um estoque de Bitcoin