Imagem da matéria: Game Over: Mais de 400 jogos cripto foram cancelados em 2023
Foto: Shutterstock

Uma pesquisa recente do grupo de jogos blockchain, Game7, revelou que quase 50 jogos cripto pararam de ser desenvolvidos em 2023. Mas novos dados coletados pelo criador da Big Blockchain Games List, Jon Jordan, que também escreve para o BlockchainGamer.biz, sugerem que o número de jogos de criptomoedas que foram fechados ou interrompidos é, na verdade, muito, muito maior.

Bem mais que o triplo do número inicial do Game7.

Publicidade

A Big Blockchain Game List descobriu que 248 jogos cripto estão inativos ou foram descontinuados no primeiro semestre de 2023, e 162 foram descontinuados no segundo semestre do ano passado. Isso significa que cerca de 410 jogos de blockchain foram desativados em 2023, o que representa mais de 30% dos 1.322 jogos que já apareceram nessa lista.

O motivo mais comum citado para marcar um jogo como “descontinuado” é um período prolongado sem atualizações ou atividades — ou seja, um jogo que simplesmente ficou em silêncio em todas as suas redes sociais e em seu site oficial por meses a fio.

Outros jogos, como Blankos Block Party, Gran Saga: Unlimited, The Harvest, Pixelcraft, Lost Archive Plus, Oath of Peak e Arcane Magic, foram marcados como “cancelados” porque fizeram anúncios públicos sobre a interrupção do desenvolvimento — geralmente citando as condições do mercado, a falta de financiamento ou ambos como motivo do encerramento.

No caso do Blankos Block Party, a equipe da Mythical Games anunciou discretamente o encerramento do jogo para desktop em dezembro, apenas um ano e meio depois de um lançamento chamativo na Epic Games Store. Agora, a desenvolvedora do NFL Rivals está planejando um jogo Blankos para celular.

Alguns jogos de blockchain foram marcados como descontinuados porque excluíram todas as suas contas e desapareceram. E alguns abandonaram seus planos de blockchain para se tornar um jogo sem cripto, como o Neopets Metaverse e o Immortal Game.

Publicidade

O CEO da Neopets, Dominic Law, disse anteriormente ao Decrypt que eles abandonaram as criptomoedas porque a maioria de seus fãs simplesmente não se importa com elas, enquanto a equipe da Immortal disse que eles fizeram a transição de seu jogo para fora da blockchain por causa de “trapaças excessivas”.

O Decrypt entrou em contato com o principal colaborador do Game7, George Ishichos, que disse que, para seu relatório, o grupo não considerou projetos inativos por longos períodos nas redes sociais como “descontinuados”. Em vez disso, Ishichos sugeriu que alguns dos jogos “inativos” poderiam simplesmente estar “em silêncio nas fases iniciais da jornada de desenvolvimento ou entre os ciclos de mercado”.

Quais blockchains registraram mais perdas?

De acordo com a Big Blockchain Games List, a BNB Chain da Binance foi a que viu mais jogos sendo fechados em 2023. Os jogos da Polygon também representaram uma quantidade notável de jogos descontinuados, assim como as redes principais do Ethereum e da Solana. Na segunda metade de 2023, nove jogos na Sui foram supostamente marcados como descontinuados.

As redes que viram o maior número de jogos descontinuados ou em inatividade se alinham proporcionalmente com seus tamanhos relativos, em geral. O relatório anterior do Game7 revelou que a Polygon e a BNB Chain eram as duas principais blockchains com o maior número de jogos, com a mainnet do Ethereum em terceiro lugar e a Solana em quarto. 

Publicidade

É importante observar, no entanto, que esses novos dados não são totalmente abrangentes. Uma grande parte dos jogos que foram encerrados em 2023 foi marcada como “desconhecida” ou “outros” quando se trata de suas respectivas blockchains.

Pesquisas anteriores do Decrypt descobriram que esse é um problema comum, no entanto, já que muitos jogos de blockchain não indicam claramente qual rede estão usando em nenhuma de suas redes sociais, sites, whitepapers ou outros documentos relacionados.

E com jogos que estão tão no início do desenvolvimento, muitas vezes não há muitos dados baseados em blockchain para interpretar quando as equipes não lançaram nenhuma coleção ou tokens NFT, portanto, é possível que alguns desses títulos agora descontinuados marcados como “desconhecidos” simplesmente não tenham escolhido uma blockchain para desenvolver o jogo antes de seus encerramentos. 

Número segue tendência do mercado

Embora o número de projetos de jogos cripto abandonados ou cancelados tenha sido substancial, dado seu tamanho de mercado comparativamente pequeno em 2023, sua taxa de descontinuação de aproximadamente 30% está alinhada com a indústria de games em geral. Um relatório de 2023 constatou que 43% dos jogos para celular (não baseados em cripto) são cancelados durante seu desenvolvimento e que 83% dos jogos para celular “fracassam” em três anos.

O setor de games em geral também teve um ano difícil no que diz respeito a cancelamentos de jogos, além de fechamentos de estúdios e demissões em massa. O ano de 2023 registrou uma estimativa de 10.500 demissões no setor de jogos, de acordo com o boletim informativo Game File.

Publicidade

E 2024 também não está começando da melhor forma. O Minecraft Legends acaba de interromper as atualizações de desenvolvimento, enquanto a Twitch, Unity, Discord e Archiact já demitiram milhares de funcionários ao mesmo tempo. Os desafios econômicos e estratégicos do ano passado para o setor de jogos podem não diminuir tão cedo.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra baleia mergulhando num mar de bitcoin

40% do fornecimento total do Bitcoin é mantido por baleias, diz levantamento

Acumulação pode estar alinhada ao fluxo contínuo e positivo de investimentos em ETFs de Bitcoin à vista
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 19 dias de entradas e têm saídas de US$ 65 milhões

Em uma sequência recorde que durou um mês, ETFs de Bitcoin tiveram a entrada de cerca de US$ 4 bilhões, período em que o BTC se aproximou de sua máxima histórica
camisas das seleções da itália e Argentina

Socios.com lança colecionáveis que celebram o legado das seleções da Itália e Argentina

Para participar do ‘The Fabric of Champions’, os detentores de fan tokens podem bloquear seus ativos até 15 de julho
Logotipo OKX ao fundo tela trading

OKX diz que contas de usuário foram drenadas com roubo de identidade

A exchange OKX disse que está colaborando com as autoridades e que o roubo não tem relação com o uso do Google Authenticator ou verificação por SMS