Imagem da matéria: Foxbit Quer Criar Bolsa de Ações de Startups no Blockchain
(Foto: Shutterstock)

A corretora brasileira de bitcoin Foxbit tem planos de criar uma plataforma para negociar ‘papéis’ de startups onde as ações seriam tokens em um blockchain. A informação, primeiro publicada no jornal Valor Econômico, foi confirmada pelo Portal do Bitcoin.

Projeto faz parte de uma parceria com a Kria, especializada em financiamentos coletivos para startups, que será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia. Na prática, o que vai acontecer é que quem comprar os ‘apoios’ às empresas que colocam os projetos na Kria, vai poder negociá-los como em um bolsa normal.

Publicidade

Seria uma maneira de tokenizar empresas não ligadas à criptoeconomia. Questionado sobre o processo, João Canhada, o CEO da Foxbit, disse por meio da assessoria de imprensa que startups de qualquer setor poderiam participar. Ele também confirmou que o sistema operaria como se fosse uma bolsa de ICOs, na qual os tokens seriam negociados dentro da própria plataforma.

A tecnologia vai ficar a cargo da empresa de financiamento coletivo, de quem a Foxbit tem um 1% das ações. A corretora não quis revelar o valor do aporte. Disse, contudo, que ambas empresas “são parceiras de tecnologia e acreditam no mesmo projeto, que é o de fomentar o ecossistema empreendedor brasileiro”.

Dificuldades 

Embora a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tenha regulamentado mecanismo de crowfunding no ano passado, é incerto se o comércio de cotas das empresas poderia funcionar como um chamado mercado secundário.

Ao Valor, o superintendente de desenvolvimento de mercado da autarquia, Antonio Berwanger, disse que o assunto estava em discussão, mas em estágio preliminar. Também seria necessário que todas as normas seguidas pela B3 (ex-Bovespa) fossem seguidas — o que tornaria o processo extremamente caro.

Publicidade

“É difícil cumprir com as regras que estão previstas. Ser uma bolsa requer um investimento muito alto”, afirmou o Berwanger ao jornal.

Leia também: Ataque de 51%: Quanto Custa Atacar o Bitcoin e Outras Criptomoedas?

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Empresário dono da Fiji Solutions, Bueno Aires, falando ao microfone

Justiça reduz em 15 anos pena de criador da pirâmide financeira Fiji Solutions

A empresa captava recursos sem autorização da CVM enquanto prometia pagamentos expressivos por meio de operações com criptomoedas
bitcoin, mineração, brasil

Tether vai minerar Bitcoin no Brasil em parceria com a Adecoagro

Empresas oficializaram acordo para minerar Bitcoin em solo brasileiro com energia excedente
Glaidson Acácio dos Santos e Mirelis Zerpa

Mulher do “Faraó do Bitcoin” volta ao Brasil após ser presa nos EUA

A venezuelana era alvo da Operação Kryptos e constava na lista de Difusão Vermelha da Interpol
Hacker segurando moeda bitcoin

Hackers roubam R$ 1 bilhão de contas mantidas no BC e tentam lavar fundos com criptomoedas

CEO da SmartPay detectou um tráfego irregular e conseguiu agir contra a lavagem do dinheiro oriundo do hack na C&M Software