Imagem da matéria: Foxbit Quer Criar Bolsa de Ações de Startups no Blockchain
(Foto: Shutterstock)

A corretora brasileira de bitcoin Foxbit tem planos de criar uma plataforma para negociar ‘papéis’ de startups onde as ações seriam tokens em um blockchain. A informação, primeiro publicada no jornal Valor Econômico, foi confirmada pelo Portal do Bitcoin.

Projeto faz parte de uma parceria com a Kria, especializada em financiamentos coletivos para startups, que será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia. Na prática, o que vai acontecer é que quem comprar os ‘apoios’ às empresas que colocam os projetos na Kria, vai poder negociá-los como em um bolsa normal.

Publicidade

Seria uma maneira de tokenizar empresas não ligadas à criptoeconomia. Questionado sobre o processo, João Canhada, o CEO da Foxbit, disse por meio da assessoria de imprensa que startups de qualquer setor poderiam participar. Ele também confirmou que o sistema operaria como se fosse uma bolsa de ICOs, na qual os tokens seriam negociados dentro da própria plataforma.

A tecnologia vai ficar a cargo da empresa de financiamento coletivo, de quem a Foxbit tem um 1% das ações. A corretora não quis revelar o valor do aporte. Disse, contudo, que ambas empresas “são parceiras de tecnologia e acreditam no mesmo projeto, que é o de fomentar o ecossistema empreendedor brasileiro”.

Dificuldades 

Embora a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tenha regulamentado mecanismo de crowfunding no ano passado, é incerto se o comércio de cotas das empresas poderia funcionar como um chamado mercado secundário.

Ao Valor, o superintendente de desenvolvimento de mercado da autarquia, Antonio Berwanger, disse que o assunto estava em discussão, mas em estágio preliminar. Também seria necessário que todas as normas seguidas pela B3 (ex-Bovespa) fossem seguidas — o que tornaria o processo extremamente caro.

Publicidade

“É difícil cumprir com as regras que estão previstas. Ser uma bolsa requer um investimento muito alto”, afirmou o Berwanger ao jornal.

Leia também: Ataque de 51%: Quanto Custa Atacar o Bitcoin e Outras Criptomoedas?

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
piramide financeira criptomoedas

MP denuncia quatro envolvidos na pirâmide financeira do “Príncipe do Bitcoin” 

Por meio da A.C. Consultoria, os golpistas causaram prejuízo de R$ 234.600 a vários investidores de Campos dos Goytacazes
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM aplica multa de R$ 680 mil em corretora promovida por Ronaldinho Gaúcho

Promovida pelo ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, a Olymp Trade prometia retornos de até 92%
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
Imagem da matéria: Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas, alerta Banco Central

Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas, alerta Banco Central

Também foram potencialmente expostos dados como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta