vista detrás de jogadores entrando em campo-Nike-NFTs
EA Sports fifa 23 (Reprodução/Instagram)

A FIFA, Federação Internacional de Futebol, anunciou nesta quarta-feira (22) o lançamento da sua própria blockchain de primeira camada, desenvolvida em parceria com a Avalanche.

Em comunicado à imprensa, a entidade diz que o objetivo com a nova rede é estabelecer as bases para o futuro dos colecionáveis digitais, ingressos em formato NFT e uma nova era de engajamento com torcedores, com a meta de atender os 5 bilhões de fãs de futebol ao redor do mundo. 

Publicidade

Chamada de FIFA Blockchain, a rede é construída sobre a arquitetura personalizável de primeira camada da Avalanche, que oferece a escalabilidade, segurança e flexibilidade necessárias para apoiar as experiências digitais que a FIFA planeja realizar.

A Modex entrou para desenvolver a subchain personalizada, adaptada às necessidades específicas e de escala global da FIFA. A solução também manterá compatibilidade com todas as demais redes EVM, maximizando a adoção por parte dos usuários. 

Leia também: O que são redes de segunda camada, rollups e sidechains?

“Construir a FIFA Blockchain é um momento histórico — não só para a Modex, mas para o futuro do futebol”, afirmou Francesco Abbate, CEO da Modex. “Nosso trabalho com a FIFA e a Avalanche mostra como a tecnologia blockchain pode gerar valor real em escala global, começando com colecionáveis digitais e evoluindo para uma infraestrutura segura e escalável com aplicações muito mais amplas. Temos orgulho de contribuir com as bases para uma nova era digital do futebol.” 

De acordo com a Avalanche, ao usar sua rede base, a FIFA vai conseguir operar sua própria blockchain com transações rápidas, de baixo custo, finalização em menos de um segundo e alta escalabilidade.

Publicidade

“A Avalanche foi projetada para empresas e organizações que buscam construir soluções blockchain customizadas e de alto desempenho”, disse John Nahas, Chief Business Officer da Ava Labs. “A decisão da FIFA de lançar sua L1 na Avalanche é uma prova da capacidade da nossa tecnologia de sustentar aplicações em escala global com velocidade, flexibilidade e segurança.” 

A primeira fase do lançamento da FIFA Blockchain começará com a migração do FIFA Collect, o marketplace oficial de colecionáveis digitais da FIFA, que será transferido de sua rede blockchain anterior para a Avalanche.

Leia também: FIFA lança NFTs de futebol que darão acesso à Copa do Mundo 2026

Esse será o primeiro passo de uma estratégia mais ampla de integração da tecnologia blockchain aos ativos digitais da FIFA, aos sistemas de ingressos e aos programas de engajamento com os torcedores. Novos anúncios serão feitos nos próximos meses, à medida que a FIFA revelar novas iniciativas baseadas em blockchain que antecedem os principais eventos globais do futebol.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Bitget e Immersve lançam cartão cripto em dólares no Brasil

Cartão poderá ser usado em mais de 150 milhões de estabelecimentos que aceitam Mastercard no mundo todo
bitcoin

Correção do Bitcoin pode se arrastar por meses, alerta CryptoQuant

Bitcoin enfrenta pressão de curto prazo com baleias e mineradores realizando lucros, mesmo com tendências sazonais indicando nova alta
Imagem da matéria: Pastor e esposa são indiciados por golpe de R$ 19 milhões com criptomoeda “inspirada por Deus”

Pastor e esposa são indiciados por golpe de R$ 19 milhões com criptomoeda “inspirada por Deus”

Casal enfrenta 40 acusações criminais em Denver, incluindo roubo, fraude de valores mobiliários e extorsão com o projeto INDXcoin
mão segura celular com logo do whatsapp

Meta bloqueia 6,8 milhões de contas do WhatsApp ligadas a golpes com criptomoedas e pirâmides

Além do bloqueio das contas, a Meta informou que irá lançar um novo recurso de segurança para o WhatsApp