Imagem da matéria: Fed proíbe funcionários de negociar ações e criptomoedas após escândalos
Foto: Shutterstock

A equipe sênior do sistema de bancos centrais dos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED), não poderá mais manter criptomoedas, entre outros ativos, como ações, de acordo com um anúncio feito pelo banco na sexta-feira (18).

Uma declaração do Comitê Federal de Mercado Aberto, o ramo do Fed que determina a direção da política monetária, estabeleceu novas regras para “investimento e atividade comercial de altos funcionários”.

Publicidade

O Comitê disse que altos funcionários do Federal Reserve não podem mais comprar criptomoedas, ações individuais ou fundos setoriais, ou manter investimentos em títulos individuais, títulos de agências, commodities ou moedas estrangeiras. Eles também não podem entrar em contratos de derivativos e se envolver em vendas a descoberto ou compra de títulos com margem.

“As regras, que foram anunciadas pela primeira vez em outubro de 2021, visam apoiar a confiança do público na imparcialidade e integridade do trabalho do Comitê, protegendo até mesmo contra a aparência de qualquer conflito de interesse”, disse organização.

As mudanças foram introduzidas como resultado do aumento da vigilância sobre o banco central dos EUA: vários funcionários de alto escalão do Fed no ano passado foram manchetes e depois renunciaram após o surgimento de suas atividades comerciais.

Um deles foi o então presidente do Federal Reserve de Dallas, Robert Kaplan, que fez várias transações de ações de mais de um milhão de dólares durante a pandemia, quando o banco central estava trabalhando para introduzir medidas para ajudar a economia. Kaplan se aposentou após o escândalo

Publicidade

Em outubro, a senadora Elizabeth Warren descreveu uma “cultura de corrupção” no banco central por causa de aparentes “conflitos de interesse”.

As regras entrarão em vigor em 1º de maio de 2022. Funcionários antigos terão 12 meses para alienar participações em ativos financeiros, enquanto os novos colaboradores terão seis meses para se adaptar às regras, disse o comunicado.

As novas regras se aplicarão aos membros do conselho e presidentes do Reserve Bank, primeiros vice-presidentes do Reserve Bank, diretores de pesquisa do Reserve Bank, funcionários do Comitê, gerente e vice-gerente da Conta de Mercado Aberto do Sistema, diretores da divisão do Conselho que participam regularmente das reuniões do Comitê, qualquer outro indivíduo designado pelo presidente, e a cônjuges e filhos menores desses indivíduos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Movement Labs demite fundador após queda desastrosa de criptomoeda

Movement Labs demite fundador após queda desastrosa de criptomoeda

Empresa tomou a decisão após despejo de 66 milhões de tokens MOVE que levou a auditoria, congelamento na Binance e remoção da Coinbase
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

World quer mudar percepção do projeto no Brasil: “Não compramos íris e não armazenamos dados”

Em entrevista exclusiva, diretora da Tools for Humanity afirma que imagem da íris é deletada da orb e que processo é auditado
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 94 mil com mercado cauteloso antes da reunião do Fed

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 94 mil com mercado cauteloso antes da reunião do Fed

Analistas acreditam que o Federal Reserve deve manter sua taxa básica de juros inalterada na reunião desta quarta-feira
Imagem da matéria: Reino Unido descarta reserva nacional de Bitcoin: "Não é o nosso plano"

Reino Unido descarta reserva nacional de Bitcoin: “Não é o nosso plano”

Emma Reynolds rejeitou a ideia de uma reserva nacional de criptoativos no Reino Unido, afirmando que medida “não é apropriada para o nosso mercado”