Imagem da matéria: Facebook vai contratar lobista de banco inglês para regular sua criptomoeda na União Europeia
(Foto: Shuttestock)

Para dar andamento no projeto de criptomoeda própria, o Facebook vai contratar Edward Bowles, um lobista do banco britânico Standard Chartered. De acordo com a reportagem do Financial Times na sexta-feira (14), Bowles deve se juntar à empresa em setembro.

Caso seja contratado, como todo lobista, cuja especialidade é usar de influências e interferir no poder público, Bowles deve usar toda sua experiência em preparar o terreno na União Europeia (UE) para o lançamento da suposta stablecoin do Facebook, a GlobalCoin.

Publicidade

Atualmente, Bowles trabalha como diretor responsável pelos assuntos públicos e regulatórios do banco inglês.

Facebook mantém segredo

Decerto, múltiplas fontes esperam que a empresa anuncie oficialmente seu projeto em 18 de junho — ao menos esta é a suposta data de lançamento do whitepaper. Em meados de maio a BBC revelou que com uma criptomoeda, a empresa planejava criar um sistema de pagamentos digitais.

Contudo, mesmo que nenhuma data ainda tenha sido confirmada, é certo de que o Facebook está se esforçando para anunciar seu projeto o quanto antes. No início deste mês, uma funcionária de uma empresa parceira da rede social adiantou alguns detalhes para uma revista alemã.

Laura McCracken, Chefe de Serviços Financeiros e Parcerias de Pagamento do Facebook para a Europa, disse que a stablecoin não envolveria apenas uma paridade com o dólar americano.

“O valor do Facebook Coin será garantido por uma cesta de moedas fiduciárias”.

Facebook contratou ex-Coinbase

Ademais, além da provável contratação do lobista inglês, o Facebook já contratou dois ex-executivos da Coinbase para trabalharem no programa de compliance da empresa. Jeff Cartwright, por exemplo, já aparece como Gerente de Políticas e Compliance da rede social.

Publicidade

Não é possível afirmar o envolvimento de todos os profissionais que o Facebook tem buscado, mesmo porque a empresa tem mantido em segredo qualquer informação do suposto projeto.

Projeto Libra do Facebook

Não dá mais para esconder, há rumores de que o Facebook está conversando com os reguladores americanos da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Outra informação, é que a empresa também buscou conselhos de Banco da Inglaterra para um projeto interno chamado de ‘Projeto Libra’.

Segundo o Wall Street Journal, o Projeto Libra seria um sistema para recompensar os usuários da rede com frações da criptomoeda em troca de visitas a seus anúncios.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

Brasileiros atraídos por oferta de emprego na Tailândia acabam sendo vítimas de tráfico humano e obrigados a dar golpe com criptomoedas
montagem com símbolo do Bitcoin e bandeira da República Centro-Africana

República Centro-Africana lança memecoin, mas levanta suspeita do mercado

O presidente Faustin-Archange Touadéra disse que $CAR busca unir a população, impulsionar a economia e posicionar o país no cenário global
Imagem da matéria: Nigéria processa Binance por US$ 81,5 bilhões após crise de reféns

Nigéria processa Binance por US$ 81,5 bilhões após crise de reféns

Autoridades nigerianas buscam bilhões de dólares em indenizações após a Binance supostamente prejudicar a economia do país e deixar de pagar impostos
Imagem da matéria: FOMO11: Hashdex lança ETF na B3 que investe nas 12 maiores criptomoedas

FOMO11: Hashdex lança ETF na B3 que investe nas 12 maiores criptomoedas

Novo fundo da Hashdex investe nos 12 principais criptoativos por capitalização, com maior peso nas que apresentam maior impulso de preço