Bugs inesperados continuam causando problemas no ecossistema da Solana em 2023. Desde a noite de sábado (7), está offline o explorador de blocos da blockchain e os nós de Chamada de Procedimento Remoto (RPC, na sigla em inglês) — nós que conectam aplicativos e carteiras cripto à rede principal — rodados pela Solana Foundation.
A confirmação que esses serviços estavam fora do ar veio na noite passada pelo perfil Solana Status no Twitter. Segundo eles, um bug encontrado na versão de teste 1.14 de uma atualização de software deu início aos problemas.
“O explorador da mainnet beta e Solana Foundation Public RPC endpoints estão atualmente offline, pois o software do nó RPC está sendo atualizado, seguindo um bug na versão de teste 1.14”, explicou a empresa, garantindo que o bug não impede a produção de blocos nem afeta outros aspectos da rede.
Mainnet beta Explorer and Solana Foundation Public RPC endpoints are currently offline as RPC node software is upgraded, following a bug in test release 1.14.
— Solana Status (@SolanaStatus) January 8, 2023
Block production has not been impacted and the Solana network has not been impacted.
Leia Também
Apesar disso, a empresa revelou que o bug também atinge outros nós da rede que usam a versão de teste, recomendando que os usuários nessa situação retornem seus softwares para a versão 1.13.
Os nodes RPC são uma parte importante da estrutura de uma blockchain, pois permitem que aplicativos, como carteiras de criptomoedas, se conectem com a rede principal para transmitir informações dos usuários e fazer interações.
Embora esses nós da Solana Foundation estejam fora do ar, os RPCs privados fornecidos ao ecossistema da Solana por empresas como Triton, QuickNode e Alchemy permaneceram online e em operação, segundo o The Block.
- Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB