Exchange de criptomoedas Rain perde US$ 14,8 milhões em ataque hacker

A exchange disse que já tomou as medidas necessárias e que todas as sua atividades estão funcionando normalmente, inclusive saques
hackers em frente a computadores

Shutterstock

A exchange de criptomoedas do Oriente Médio, Rain, sofreu um suposto ataque hacker e perdeu US$ 14,8 milhões, descobriu o conhecido detetive de criptomoedas da internet chamado ZachXBT.

A exploração aconteceu “em 29 de abril de 2024, depois que as carteiras BTC, ETH, SOL e XRP [da Rain] viram saídas suspeitas”, disse ZachXBT, segundo o The Block. “Os fundos foram rapidamente transferidos para exchanges instantâneas e trocados por BTC e ETH.”

Publicidade

Horas depois da postagem de ZachXBT, a Rain publicou um comunicado dizendo que o problema já havia sido resolvido.

“Garantimos que já tomamos todas as medidas necessárias para resolver este assunto e proteger os fundos dos clientes”, afirmou a exchange. “Assim que tomamos conhecimento do incidente, isolamos o problema e colocamos controles adicionais para fortalecer nossa segurança.”

Ainda de acordo com a plataforma, os fundos dos clientes estão sob custódia, totalmente contabilizados e mantidos na proporção de 1:1. “Isso significa que todas as suas moedas fiduciárias e ativos cripto estão mantidos com os mais altos padrões de segurança e conformidade regulatória”, afirma a nota.

A Rain também confirmou que todas as suas atividades estão funcionando normalmente, incluindo compra e venda de ativos, além de saques. A exchange ainda completou dizendo que está colaborando com as autoridades e reguladores sobre a questão, sem confirmar quantos ativos ou dinheiro foi roubado no ataque.

No ano passado, a exchange, que tem sede no Bahrein, obteve permissão para operar como corretora de ativos virtuais e prestadora de serviços de custódia pelo regulador financeiro de Abu Dhabi.