A exchange japonesa Zaif, confirmou em um comunicado hoje que foi hackeada na semana passada.
Desde o dia 14 de setembro com depósitos e saques paralisados e causando sérios problemas aos clientes, a empresa veio a público confirmar que seus endereços quentes (hot wallets) foram violados e parte dos fundos foram retirados ilegalmente.
Ao que se sabe, até o momento eles confirmaram o roubo de 5.966 bitcoin (BTC), além de quantias em bitcoin cash (BCH) e Monacoin (MONA), que ainda estão sob investigação. A quantidade total estimada, porém, é de 6,7 bilhões de Iene, equivalente a R$ 246 milhões. Desses 6,7 bilhões, 4,5 são de clientes, sendo o restante da própria exchange.
A prioridade máxima, segundo o comunicado, é que os ativos dos clientes não sejam afetados. A Agência de Serviços Financeiros e autoridades policiais já foram contactados para, em conjunto, dar continuidade à investigação e garantir a segurança dos recursos financeiros dos clientes.
Como resposta, e visando dar continuidade ao trabalho, a empresa firmou uma parceria com a Caica Corporation e se prontificou a contratar tecnologias e pessoas para melhorar a sua segurança.
A empresa também disse que pretende firmar uma negociação com o Fisco Digital Asset Group para conseguir 5 bilhões de ienes e não causar prejuízo a nenhum cliente.
Até o momento não se sabe quando os depósitos e saques voltarão ao normal.
Atualmente a Zaif se encontra na posição 108 entre as exchanges com maior volume negociado do mundo, de acordo com o coinmarketcap.
Apesar de não ter muita expressão internacional, o incidente pode ser uma grande implicação para o setor de criptomoedas no Japão, já que os reguladores já haviam pressionado as exchanges locais a se regularizarem às normas impostas após o roubo bilionário da Coincheck em janeiro.
- Acompanhe nossa página no Facebook: fb.com/portaldobitcoin
Compre Bitcoin no Celular
A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br