Imagem da matéria: Ethena (ENA): Conheça a criptomoeda que acaba de estrear no mercado com alta de 45%

A Ethena Labs acaba de lançar de seu token de governança, $ENA, e a expansão de sua stablecoin de rendimento, o token sintético de dólar USDe. Na manhã desta quarta-feira (3), ENA é negociada a US$ 0,95, em alta de 45,4% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGecko.

A próxima estreia atraiu considerável atenção, incluindo elogios de Arthur Hayes, ex-CEO da BitMEX, entre outros entusiastas de criptoativos.

Publicidade

A Ethena afirma que usará o token ENA para ser mais descentralizada, acessível e segura. A empresa também distribuiu 5% da oferta total de $ENA para todos os detentores de USDe e sUSDe como parte da segunda fase da sua campanha de lançamento, que deve durar cinco meses.

As polêmicas da Ethena

Mas a Ethena já esteve envolvida em uma controvérsia quando um comunicado de imprensa em fevereiro de 2024 parecia sugerir que eles haviam levantado milhões de investidores notáveis, que mais tarde revelaram não ter nenhum envolvimento com o projeto. Em um post no X agora excluído, a Ethena disse que o comunicado era impreciso, e a equipe mais tarde disse ao Coindesk que foi um “erro honesto”.

Enquanto isso, a abordagem do ativo digital também foi considerada bastante arriscada, já que se assemelha em partes com a estrutura do falido ecossistema Terra (LUNA). Alguns especialistas afirmam que o próprio protocolo Ethena tem algumas falhas.

No entanto, toda essa controvérsia ainda não foi suficiente para frear o interesse dos investidores. Desde seu lançamento, a criptomoeda reuniu capitalização de mercado suficiente para reivindicar um lugar como a 80ª criptomoeda mais valiosa do ecossistema, com mais de US$ 1,2 bilhão de capitalização de mercado total, de acordo com o Coingecko.

Antes de embarcar no trem da ENA, é uma boa ideia entender os meandros de seu funcionamento. A abordagem do protocolo para cunhar, resgatar e garantir a estabilidade do USDe é complexa e torna o ethos de “faça sua própria pesquisa” um tanto difícil para os iniciantes. Esperamos poder ajudar.

Publicidade

O que é a Ethena (ENA)?

ENA é o token de governança da Ethena, o protocolo DeFi por trás da stablecoin USDe. Os detentores de $ENA têm o direito de decidir o futuro do protocolo, assim como os acionistas decidem o futuro de uma empresa.

A base do protocolo é construída sobre a cunhagem e o resgate do USDe — um processo em que os usuários convertem suas criptomoedas em stablecoins do USDe, com o objetivo de manter uma vinculação estável ao dólar americano.

Esse processo é vital para garantir que o USDe possa servir como um meio de conversão confiável no volátil mercado cripto. A Ethena aproveita o Ethereum e o staked Ethereum (uma versão do ether bloqueado para dar suporte à operação da rede, recebendo recompensas em troca) como garantia, assegurando que cada USDe seja apoiado por um ativo tangível. Em vez disso, são criptomoedas trancadas em pools.

Dependência do ether para a estabilidade do USDe

Considerando a natureza volátil das criptomoedas, esse sistema introduz várias camadas de risco, principalmente em torno da dependência do protocolo em relação ao valor flutuante do Ethereum. A estabilidade do protocolo depende de uma estratégia conhecida como hedge delta — um método para reduzir, ou proteger, a quantidade de dinheiro que um investimento pode perder devido a mudanças no mercado.

Publicidade

A Ethena usa o hedge delta para manter o valor de sua stablecoin em USDe independentemente dos movimentos de preço do Ethereum. Se o preço do Ethereum subir, o valor das participações da Ethena no Ethereum aumenta, o que é bom.

Mas, para evitar riscos caso o preço caia posteriormente, a Ethena estabelece contratos especiais de derivativos que diminuem de valor quando o preço do Ethereum sobe — também conhecidos como posições vendidas. Isso pode parecer uma perda, mas se o preço do Ethereum cair ainda mais, esses contratos devem ganhar valor, compensando qualquer redução no valor do Ethereum mantido.

De acordo com a Ethena, seus contratos de hedge delta representam aproximadamente 15% de todos contratos em aberto de ETH.

A Ethena ajusta regularmente esses contratos para corresponder ao mercado atual, agindo como uma rede de segurança em constante adaptação para manter o USDe estável. Isso pode ser bastante arriscado e complexo de manter ao longo do tempo, e é por isso que um token de governança é necessário em caso de emergências em que mudanças repentinas na estratégia são necessárias.

A estrutura da Ethena

Tudo isso faz parte do que a Ethena chama de mecanismo de liquidação fora da exchange (OES), um sistema que permite que a Ethena gerencie seus ativos sem precisar mantê-los em uma exchange, reduzindo o risco de hack ou falha nessa exchange.

Publicidade

O preço do protocolo é determinado por um sistema interno que avalia o valor das garantias e dos hedges em vários locais de negociação, garantindo que os preços de cunhagem e resgate do USDe sejam sempre justos e reflitam o verdadeiro valor de mercado dos ativos subjacentes.

Ethena é descentralizada?

A centralização e a descentralização são frequentemente vistas em extremos opostos do espectro no mundo da blockchain, mas a Ethena joga com ambos: certos aspectos do protocolo são gerenciados por uma entidade central para eficiência e confiabilidade, enquanto outros são distribuídos pela blockchain para transparência e segurança.

Com esse equilíbrio, a Ethena tenta aproveitar os pontos fortes de ambos os mundos — usando exchanges centralizadas para liquidez e mecanismos descentralizados para a governança do usuário.

Mesmo assim, o sistema OES torna o processo de gerenciamento de liquidez mais complicado do que o normal. O cronograma de transferências entre custodiantes e exchanges, a necessidade de gerenciar relacionamentos com vários provedores de OES e a sobrecarga operacional da coordenação entre diferentes plataformas representam desafios que a Ethena precisa enfrentar.

A Ethena planeja crescer diversificando seus tipos de garantia e expandindo sua presença em vários ecossistemas de blockchain, mas isso também torna o protocolo particularmente difícil de entender.

Se tudo isso despertar o seu lado de investidor de alto risco, você poderá comprar e negociar $ENA na Binance, Bybit, Kucoin, Gate.io e HTX. O token também está disponível em exchanges descentralizadas, onde você também pode colocá-la em staking.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…
Celular com logotipo da BInance

Binance lista 6 novos pares de negociação com USDC e lira turca

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação (trading bots)
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Por que os ETFs de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong são importantes para o mercado

Aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum podem abrir espaço para investidores da China e dar uma vantagem competitiva de Hong Kong sobre os EUA
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes