Imagem da matéria: Estudo da PwC mostra 8 mercados que estão abraçando a tecnologia blockchain
Foto: Shutterstock

A empresa de contabilidade PwC e a empresa suíça de investimento em blockchain CV VC são coautores de um relatório que discute o ecossistema blockchain. Esse relatório identificou oito áreas principais onde essa tecnologia está se tornando a norma. 

A tecnologia Blockchain está se tornando cada vez mais relevante em uma ampla gama de campos, com até mesmo a Força Aérea dos Estados Unidos pagando por dados de blockchain. O relatório discute como essa tecnologia também está impactando a indústria de arte.

Publicidade

Junto com o crescimento das finanças descentralizadas, essa dependência cada vez maior do blockchain destaca a necessidade de entender quem está usando a tecnologia e como. O estudo visa exatamente isso.

“Empresários em todo o mundo são atraídos por tecnologias como blockchain, impulsionados pela necessidade de descentralização, transparência e responsabilidade”, diz o texto. 

Blockchain e arte

O mercado de arte é, há muito tempo, uma das áreas de investimento mais lucrativas e atraentes nas finanças tradicionais. No entanto, o espaço também é relativamente inacessível, pois é difícil obter uma visão geral do mercado sem experiência suficiente. 

Usando a tecnologia blockchain, as empresas podem resolver esses problemas:

“As empresas de arte e tecnologia estão criando as ferramentas necessárias, permitindo que o mundo da arte valide e rastreie obras de arte, enquanto os recursos de realidade virtual são uma evolução da maneira como a arte é acessada e apreciada”, diz Niko Kipouros, CEO da 4ARTechnologies, no relatório . 

Publicidade

Além das tecnologias 4ART, outras empresas como a Dloop estão oferecendo soluções de blockchain para a indústria de arte. “A tecnologia Blockchain possibilita edições limitadas, protege direitos autorais e permite que os colecionadores aumentem e protejam o valor de seu investimento”, disse Dloop em um comunicado contido no relatório. 

Por último, o estudo detalha como a KnownOrigin está usando a tecnologia blockchain para permitir que os artistas monetizem seu trabalho removendo fronteiras na indústria de arte, bem como eliminando a necessidade de depender de intermediários centralizados.

Outros setores adotando o blockchain

De acordo com o relatório, há outras sete áreas que estão começando a fazer uso da tecnologia blockchain. Isso inclui corretores, criptobancos e bolsas, custodiantes, criadores de mercado, plataformas e protocolos, plataformas de emissão de tokens e capitalistas de risco.

Blockchain está mudando a maneira como usamos a tecnologia. Só falta ver como o mundo se adapta. 

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co.