O primeiro satoshi minerado na blockchain do Bitcoin após o halving da semana passada, foi colocado em leilão e os lances alcançaram uma quantia considerável de sete dígitos.
O leilão do “sat épico” 1.968.750.000.000.000, minerado pelo pool de mineração de Bitcoin ViaBTC, foi leilado através da exchange de criptomoedas CoinEX na quinta-feira (25), com um lance final de 33,3 BTC (cerca de R$ 10,9 milhões) conquistando a peça histórica do Bitcoin. Ainda não está claro que estava por trás do lance.
Um satoshi é a menor denominação do Bitcoin, representando 1/100.000.000 de uma única moeda. Os satoshis recebem níveis de raridade com base em diversos fatores, e o primeiro satoshi minerado após o evento quadrienal de halving — durante o qual a recompensa em BTC para os mineradores é reduzida pela metade — foi chamado de “sat épico”. Até o momento, existem apenas quatro sats épicos já minerados.
O leilão do último sat épico começou no dia 20 de abril, um dia após o halving, com um lance inicial de 1 BTC, cerca de US$ 63.310. Na quinta-feira, nos minutos finais do leilão, o lance vencedor saltou várias vezes de 18 BTC para 20 BTC e, finalmente, o valor vencedor de 33,3 BTC.
“A parceira da CoinEx, o pool de mineração ViaBTC, oficialmente minerou o bloco número 840 mil”, escreveu a CoinEx na postagem do leilão. “Este marco não apenas marca o quarto halving do Bitcoin, mas também inclui um bloco identificado como um ‘Satoshi Raro’ épico pelo sistema de numeração de Ordinals.”
Leia Também
“O público em geral tem um grande interesse em colecionar itens valiosos. Dado que os satoshis recebem identificadores únicos, eles possuem inherentemente um valor colecionável mais alto”, escreveu a CoinEx. “À medida que eventos periódicos ocorrem na rede Bitcoin, alguns mais frequentemente do que outros, a escassez é naturalmente promovida.”
Além do valor de ser um dos primeiros satoshis após o halving, gravar ou esculpir em um desses satoshis potencialmente traz um valor adicional para os colecionadores de tokens de Runes do Bitcoin e inscrições de Ordinals semelhantes a NFTs, potencialmente avaliados em milhões de dólares no geral.
Para Will Foxley, cofundador da Blockspace Media, “um projeto de Ordinals que consiga comprar esse satoshi com sucesso e inscrever um Ordinal nele teria um prêmio de mercado significativo devido à raridade subjacente do satoshi.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto