Empresa lança primeira stablecoin BRC-20 na blockchain do Bitcoin com supply de memecoin

Stably USD criou 69,42 trilhões de tokens BRC20, para o que prometem ser uma stablecoin de paridade 1:1 com o dólar
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Shutterstock

A plataforma de web3 especializada em criar rampas de acesso entre o sistema fiduciário e o ecossistema cripto, Stably, está integrando sua própria stablecoin Stably USD (USDS) no ecossistema financeiro do Bitcoin (BTC) — chamado por eles de “BitFi”. A moeda que promete paridade com o dólar é a primeira do tipo a usar o protocolo dos Ordinals como token BRC-20 e foi lançada no início da semana (22).

Apesar da Stably USD estar disponível já em outras redes como Ethereum, Stellar, XRPL e Tezos sob o ticker USDS, sua identificação no ecossistema “BitFi” será como #USD, pois USDS já nomeia um token criado por outra entidade anônima, não relacionada com a empresa em questão.

Publicidade

Toda a cunhagem dos tokens e gestão da prometida paridade é feita de forma centralizada pela Stably, proprietária do endereço “bc1qfy…3k7a” que foi identificado como “tesouraria do projeto”, na página de perguntas frequentes.

Foram criados um total de 69.420.000.000.000 (69,42 trilhões) de tokens #USD em BRC-20, no ecossistema dos Ordinals. Segundo a empresa, este será o suprimento máximo do que deverá ser uma stablecoin, mantendo a paridade de um para um com o dólar norte-americano.

Mesmo posicionando o projeto como um ativo financeiro sério, a Stably USD possui um “supply de memecoin”. O semelhante ao utilizado pela PEPE, que dominou as manchetes há algumas semanas.

O número remete ao meme de “Sexo e Drogas” originado no submundo cultural da internet, o fórum 4Chan. “69” estaria relacionado com o sexo; enquanto “420” estaria relacionado com as drogas, ao representar o consumo de Canábis. Elon Musk já utilizou o meme “69420” em algumas ocasiões.

Publicidade

No momento, usuários podem trocar dólar (USD) ou outras stablecoins por Stably USD diretamente na plataforma, onde são cobradas taxas que variam de 0,5% até US$ 35 por operação.

Em comunicado à imprensa, a empresa anunciou suas próximas parcerias com outros projetos em Ordinals e BRC-20, incluindo UniSat — a maior carteira/mercado descentralizado do mundo para Ordinals — e Ordzaar — o primeiro projeto de mercado ordinal descentralizado da Ásia; segundo a Stably.

“Quando conheci Domo, o criador do padrão BRC20, na conferência Bitcoin 2023 em Miami, contei a ele sobre nossos próximos planos para #USD”, disse Kory Hoang, CEO e cofundador da Stably.

“Ele achou ótimo e engraçado como estamos criando uma stablecoin no Bitcoin para permitir a negociação de Bitcoin diretamente na blockchain… Com uma stablecoin construída no Bitcoin. Ainda estou rindo disso até hoje, na verdade. Em apenas uma semana depois disso, no entanto, fizemos acontecer!”

Kory Hoang, CEO da Stably

Stably is thrilled to announce that we have launched the world's first US Dollar #stablecoin on the #Bitcoin network. Introducing #USD, a groundbreaking #BRC20 token implemented through the Bitcoin #Ordinals Protocol 🎉#USD is backed and redeemable 1-to-1 for USD collateral… pic.twitter.com/cpsDul0uzr

— Stably (@Stably_Official) May 25, 2023

O projeto ainda está engatinhando em suas fases iniciais e especialistas ainda debatem sobre a eficiência e segurança do padrão BRC-20 de tokens em Ordinals.