Imagem da matéria: Empresa de Warren Buffet é multada por violar sanções contra o Irã
Foto: Shutterstock

Uma subsidiária estrangeira da empresa Berkshire Hathaway, do famoso investidor Warren Buffet, foi multada pelo Departamento do Tesouro americano por violar sanções dos EUA sobre o Irã, conforme revelado pela CNN Business nesta terça-feira (20).

O grande conglomerado Berkshire Hathaway com sede em Omaha, Nebraska, reconheceu a conduta voluntariamente e concordou em pagar uma multa de US$ 4,1 milhões para o Departamento do Tesouro americano para liquidar sua responsabilidade.

Publicidade

Entre o final de 2012 e o início de 2016 a subsidiária turca do conglomerado de Buffet, Iscar Turkey, se envolveu de maneira consciente em transações com alvos de sanções dos EUA na época. A empresa teria buscado negócios no Irã com a finalidade de se consolidar no mercado.

Segundo revelado pela reportagem, o Departamento do Tesouro americano ainda afirmou que a Iscar Turkey deliberadamente escondeu sua conduta da Berkshire Hathaway aceitando pagamentos em dinheiro e em euro. Além disso, a subsidiária utilizou e-mails privados, emitiu falsas faturas e até mesmo empregou nomes falsos de empresas inexistentes para ocultar os compradores finais.

As sanções americanas sobre o Irã na época proibiam entidades americanas de realizarem negócios até mesmo de maneira indireta com o governo do Irã ou com pessoas vinculadas juridicamente com o governo. As sanções surgiram com a finalidade de frear e sabotar as ambições nucleares que o país islâmico demonstrava.

A subsidiária Iscar Tukey vendeu ferramentas de corte de metal, dentre outros produtos, para duas empresas turcas, mesmo sabendo que o destino final dos produtos seria para uma entidade iraniana.

Publicidade

Foram 144 pedidos de mercadorias que foram revendidas e enviadas ao Irã, no valor de US$ 383.443, conforme revelou o Departamento do Tesouro.  A subsidiária “demonstrou um padrão de conduta ao se envolver conscientemente em negociações proibidas por aproximadamente três anos”, alegou o Departamento do Tesouro.

Warren Buffett, diretor executivo e principal acionista da Berkshire Hathaway, possui um patrimônio líquido de quase US $ 80 bilhões, segundo a Forbes. O grande executivo e investidor não é mencionado pelo nome no acordo com o Departamento do Tesouro. Buffet é também um famoso opositor às criptomoedas: “eu não tenho nenhum bitcoin e nunca vou ter uma criptomoeda”, afirmou em entrevista à CNBC em fevereiro de 2020.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda do bitcoin com logo da nasdaq ao fundo

Semana recorde para ações cripto: Coinbase e Strategy puxam alta

Impulsionadas por máximas do Bitcoin e recorde do ETF da BlackRock, empresas focadas em criptomoedas têm forte valorização na Nasdaq
ilustração de uma pessoa amarrada

Barbeiro que mentia ser bilionário de criptomoedas acaba sequestrado por gangue

A vítima foi atraída da Bélgica a Londres por uma armadilha e libertada após os sequestradores descobrirem apenas 7 euros em criptomoedas
Washington D.C.

Força-tarefa de Trump finaliza relatório que deve concretizar reserva nacional de Bitcoin

O relatório pode recomendar maneiras para o governo construir um estoque de Bitcoin sem usar fundos dos contribuintes
mãos seguram por dentro grade de cela de prisão

Policial que roubou Bitcoin apreendido do crime pega 5 anos de prisão

O roubo de Bitcoin de Paul Chowles foi quase descartado até que uma busca em 2022 revelou chaves privadas que o ligavam aos BTCs