computação quantica pode quebrar o bitcoin
Imagem criada por Portal do Bitcoin com uso de IA

Project Eleven, empresa de pesquisa e defesa da computação quântica, lançou um desafio chamado Q-Day Prize que vai premiar com 1 Bitcoin (cerca de R$ 500 mil) para quem quebrar a criptografia da rede do Bitcoin. Já em andamento, o prazo final vai até o dia 5 de abril de 2026, disse a empresa em um post no X na quarta-feira (16)

De acordo com as regras, a primeira pessoas ou equipe capaz de quebrar a criptografia de curva elíptica (Elliptic Curve Cryptographic, ECC) —, chave que protege a rede do Bitcoin, usando o algoritmo de Shor em um computador quântico, levará o prêmio.

Publicidade

O algoritmo de Shor é um método de computação quântica que fatora eficientemente grandes números em seus componentes primos, permitindo teoricamente que computadores quânticos quebrem algoritmos criptográficos como RSA e criptografia de curva elíptica usados ​​em Bitcoin e outras redes de blockchain, explica uma publicação do CoinDesk sobre o assunto.

“A segurança do Bitcoin depende da criptografia de curva elíptica. Computadores quânticos que executam o algoritmo de Shor eventualmente irão quebrá-lo. Estamos testando o quão urgente é a ameaça”, escreveu a empresa.

Ela argumenta que mais de 10 milhões de endereços têm chaves públicas expostas, a computação quântica está progredindo constantemente e que ninguém avaliou rigorosamente essa ameaça ainda. “A recompensa: 1 BTC + entrar para a história da criptografia”, ressaltou.

Os interessados no desafio podem se registrar como indivíduo ou equipe e não é necessário ser afiliado a nenhuma instituição. Para mais detalhes acesse a página do desafio.

Publicidade

Computação quântica e Bitcoin

A comunidade Bitcoin está atenta à ameaça da computação quântica e já propõe soluções. Conforme levantou o CoinDesk, uma delas é o QRAMP, que sugere migrar toda a rede para criptografia pós-quântica, exigindo um hard fork — algo difícil de alcançar por falta de consenso.

A startup BTQ também apresentou uma alternativa: o CGBS, um novo modelo de validação baseado em computação quântica, que substitui a mineração tradicional, mas também depende de um hard fork, cuja aceitação ainda é incerta.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está construindo uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Strategy compra mais Bitcoin, mas volume é o segundo mais baixo do ano

Strategy compra mais Bitcoin, mas volume é o segundo mais baixo do ano

A empresa comprou 245 BTC à medida que as tensões aumentavam no Oriente Médio
Ilustração de Elon Musk com olhos de laser

Elon Musk curte tweet que diz que ele compra Bitcoin secretamente

Tudo começou quando um usuário publicou uma crítica sutil ao comportamento de Elon Musk sobre economia
bitcoin, mineração, brasil

Tether vai minerar Bitcoin no Brasil em parceria com a Adecoagro

Empresas oficializaram acordo para minerar Bitcoin em solo brasileiro com energia excedente
gráfico de alta do Bitcoin

Bitcoin forma ‘bandeira de alta’ e pode chegar a US$ 140 mil, diz analista

Indicador representa uma pausa saudável na tendência de alta, permitindo que o mercado se consolide antes de uma possível nova arrancada