Empresa brasileira de construção realiza operação imobiliária via blockchain privada

Imagem da matéria: Empresa brasileira de construção realiza operação imobiliária via blockchain privada

Imagem: Shutterstock

A incorporadora do setor de construção Cyrela realizou a primeira operação imobiliária do Brasil através da tecnologia blockchain. Segundo o Valor Econômico, a execução deu-se mediante uma parceria da empresa com a startup Growth Tech.

A startup é proprietária do projeto Notary Ledgers, uma solução desenvolvida em parceria com a IBM, que é detentora da IBM Blockchain.

Publicidade

O sistema permite a realização de serviços de cartórios em ambiente virtual através de um sistema baseado na tecnologia que surgiu com o bitcoin.

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de integrar sistemas e reduzir burocracias nos ambientes de serviços cartoriais para acelerar negócios e contribuir na melhoria do ambiente competitivo.

Segundo Rafaella Carvalho, diretora jurídica da Cyrela, “enquanto no processo tradicional, o prazo de escritura, lavradura e registro de imóveis leva quase um mês, no modelo por meio da plataforma, foi possível realizar todas as etapas em 20 minutos”, escreveu o Valor.

A diretora disse que, embora a operação tenha sido realizada digitalmente, o processo ocorreu como um ‘espelho da operação física’.

Publicidade

Ela acredita que assim que houver uma regulamentação para  uso em geral dos cartórios, será possível acelerar o repasse de recebíveis e, consequentemente, geração de caixa.

Outro ponto, é será possível oferecer um processo de venda completo para uma pessoa que está fora do país sem a necessidade de um  procurador, diz o jornal, informação que reafirma o poder global de uma blockchain.

Compra e venda em 2020

A partir de 2020, a Cyrela espera utilizar a tecnologia em contratos particulares, como promessas de compra e venda.

“Se a regulamentação avançar, teremos o ciclo todo”, disse a executiva.

O registro via blockchain foi acompanhado pela Cyrela e representantes dos cartórios de Ofícios e Notas e de Registro de Imóveis. O Valor não informou qual foi o tipo de documento registrado pela incorporadora.

Sobre a Cyrela

A Cyrela é uma incorporadora brasileira do setor de construção e já gerou R$ 712 milhões de caixa (dados de 2017).

Publicidade

Conforme informações no site, é detentora também do Instituto Cyrela, uma organização sem fins lucrativos que se serve como uma ferramenta da empresa para permitir maior transparência nas atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela organização.

O que é o Blockchain?

Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br