CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra
Brian Armstrong, CEO da Coinbase. (Foto: Getty Images)

Brian Armstrong, o CEO da Coinbase, disse na quarta-feira (1) que os interesses da empresa caminham lado a lado aos da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), a polêmica agência federal encarregada de proteger os investidores nos EUA.

Armstrong disse que a Coinbase, a única exchange de criptomoedas de capital aberto nos EUA, manteve um “bom relacionamento” com vários funcionários e comissários da SEC, incluindo uma reunião com o presidente da entidade, Gary Gensler.

Publicidade

“Vamos continuar a investir nessas relações”, disse ele durante uma entrevista para a Bloomberg TV. “Nossos interesses estão alinhados.”

Trazer a indústria de ativos digitais” para dentro do perímetro regulatório ” dos EUA é um interesse que tanto a Coinbase quanto a SEC compartilham, disse o CEO da exchange de São Francisco, acrescentando que isso forneceria melhores proteções aos consumidores. Mesmo assim, Armstrong disse que quer preservar a potencial inovação que as criptomoedas poderiam fornecer aos mercados financeiros.

Ofensiva anti-cripto da SEC

Após o colapso da FTX em novembro de 2022, os reguladores analisaram as empresas envolvidas com ativos digitais com um maior grau de escrutínio, tomando várias medidas contra empresas que a agência alega estarem violando as leis de valores mobiliários.

No início deste mês, a SEC cobrou uma multa de US$ 30 milhões contra a Kraken, por exemplo, por não registrar seu programa de “staking-as-a-service” como um título financeiro. A Kraken concordou em encerrar seu serviço de staking nos EUA como parte do acordo.

A exchange é a segunda maior em volume com sede nos EUA, de acordo com dados do CoinGecko. O CEO da Kraken, Jesse Powell, fez diversos comentários no Twitter após o acordo, afirmando que a chamada abordagem de regulamentação por aplicação da SEC “não ajuda a indústria nem os consumidores.”

Publicidade

O diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, também criticou a abordagem da SEC para regular os ativos digitais, bem como os produtos e serviços que podem acompanhá-los. “O público não deveria ter que analisar as queixas no tribunal federal para entender o que um regulador espera”, disse ele.

Em sua aparição na televisão na quarta-feira, Armstrong disse que o produto de staking da Coinbase não é um título e tem “muitas diferenças” em comparação com o produto oferecido pela Kraken. Um aspecto fundamental é que os clientes da Coinbase não entregam a propriedade de seus ativos digitais à Coinbase ao se envolverem com o produto de staking da empresa, disse Armstrong.

“Eles estão sempre na posse do cliente e estamos realmente apenas fornecendo um serviço que passa por essas moedas para ajudá-los a participar do staking, que é um protocolo descentralizado”, disse ele.

Fazer stake é um processo pelo qual um indivíduo pode emprestar seus tokens a uma rede para validar transações em troca de recompensas, muitas vezes na forma da criptomoeda que foi originalmente colocada em stake. As redes que operam staking incluem Ethereum, Solana e a blockchain proprietária da Binance, a Binance Smart Chain.

Publicidade

Quando a SEC anunciou suas acusações contra a Kraken, Gensler divulgou um vídeo no Twitter, descrevendo a posição da agência sobre por que o “staking-as-a-service” deve vir com “divulgações [e] salvaguardas adequadas” que são exigidas pela lei dos EUA.”

O CEO da Coinbase reconheceu que a exchange recebeu intimações investigativas da SEC, mas afirmou que são “realmente apenas pedidos de informação.”

Ele também mencionou que a empresa procura ter uma relação produtiva com o regulador em relação ao seu produto de staking — mas está preparada para lutar contra a agência, se necessário.

“Estamos preparados para defender isso no tribunal, se necessário, mas nunca estamos à procura de uma luta judicial”, disse Armstrong. “Acho que estamos bem dentro da lei, dada a posição que a SEC tem tomado em relação à definição de certos ativos como títulos.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias

VOCÊ PODE GOSTAR
mark cuban

Mark Cuban prefere ter Bitcoin do que ouro em uma economia ruim: “Tem mais valor”

Jurado do Shark Tank e bilionário, Mark Cuban afirma que Bitcoin seria mais fácil de usar como meio de pagamento do que metais preciosos
Imagem da matéria: Nubank vai dar recompensas para clientes que possuem USDC

Nubank vai dar recompensas para clientes que possuem USDC

Conta digital do Nubank oferece recompensas para quem possui USDC, com retorno diário sobre um saldo mínimo e taxa fixa de 4% ao ano
Imagem da matéria: Coinbase recebe intimação da CFTC para obter dados de clientes ligados ao Polymarket

Coinbase recebe intimação da CFTC para obter dados de clientes ligados ao Polymarket

A exchange disse que pode ser solicitada a compartilhar informações sobre seus usuários com o governo
Imagem da matéria: Vereador de Belo Horizonte propõe uso de Bitcoin para pagamento de impostos

Vereador de Belo Horizonte propõe uso de Bitcoin para pagamento de impostos

“O Bitcoin é a principal moeda digital do mundo e precisa ser fomentada não só na nossa cidade como em todo o Brasil”, diz vereador