A ConsenSys informou os usuários nesta quinta-feira (24) que irá coletar dados adicionais daqueles que utilizam a sua popular ferramenta Infura, gerando uma chuva de críticas nas redes sociais.
A Infura é uma ferramenta baseada em API que permite aos usuários conectar seu aplicativo à rede Ethereum, que fornece a base para muitos projetos-chave da Web3, como Aragon, Gnosis, OpenZeppelin e o próprio serviço de carteira principal da ConsenSys, a MetaMask.
Depois que a Infura foi adquirida pela empresa de blockchain com sede em Nova York no final de 2019, a ferramenta agora se orgulha dos cerca de 350 mil desenvolvedores e também inclui suporte para outras blockchains como a Polygon e a Filecoin. A ConsenSys é um dos 22 investidores estratégicos do Decrypt.
De acordo com as atualizações das políticas de privacidade da ConsenSys, quando você usa o Infura como seu provedor de chamada de procedimento remoto (RPC) padrão na MetaMask, ele coletará seu endereço IP e seu endereço de carteira Ethereum sempre que você fizer uma transação.
No entanto, se você estiver usando seu próprio Nó Ethereum ou um provedor RPC de terceiros com MetaMask, a ConsenSys diz que “nem a Infura nem a MetaMask coletarão seu endereço IP ou endereço de carteira Ethereum.”
RPCs alternativos que podem ser utilizados pelos desenvolvedores da Ethereum incluem Alchemy, QuickNode, Moralis e Tatum. Estas ferramentas têm também as suas próprias políticas de coleta de dados, que poderão também estar sujeitas a alterações no futuro.
A ConsenSys não está sozinha
Mas a ConsenSys não é a única empresa que recentemente tomou a decisão de aumentar a quantidade de dados que coleta de sua base de usuários.
A exchange descentralizada Uniswap recentemente começou a coletar alguns dados off-chain, como o tipo de dispositivo ou navegador dos usuários, dizendo que a mudança visava melhorar a experiência do usuário.
A Uniswap disse que a coleta de dados não incluiu outras formas de informações pessoais, como o nome ou sobrenome do usuário, endereço completo, data de nascimento, endereço de e-mail ou endereço IP.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!