A Sherlock Communications lançou nesta semana o Dominó do Bem, plataforma que usa a tecnologia blockchain para conectar ONGs e apoiadores por meio de doações em criptomoedas.
A empresa afirma que o uso de blockchain garante que 100% das doações cheguem diretamente às ONGs sem intermediários, permitindo que a plataforma ofereça segurança e transparência aos doadores. Ao mesmo tempo, permite que as ONGs tenham maior autonomia na gestão de seus investimentos.
Para doar, é preciso criar uma conta na plataforma, conectar a carteira do doador, escolher uma campanha social e o valor a ser destinado. Atualmente, o Dominó do Bem opera apenas com a rede Polygon, e usa a criptomoeda POL (antiga MATIC), atrelada ao USDC e que possui lastro no dólar americano (sendo por isso também conhecida como stablecoin).
Na plataforma é possível explorar e navegar por todas as páginas ou usar os filtros para encontrar as ONGs que atuam especificamente com as causas pelas quais o doador também se interessa.
“Funciona como qualquer outra doação normal. Pense na criptomoeda como um meio de oferecer o seu apoio. Caso você doe 10 moedas, por exemplo, a ONG ou o projeto escolhido receberá o mesmo valor”, explica Patrick O’Neil, sócio-fundador do Lupa do Bem e da Sherlock Communications, além de idealizador do Dominó do Bem.
Leia Também
Quem já usa o Dominó do Bem
Atualmente são seis ONGs cadastradas junto ao Dominó do Bem, aptas a receber doações em criptomoedas para manutenção e expansão de suas atividades. Outras quatro estão para serem incluídas na plataforma. Uma das que já estão ativas é a Mais1Code, que capacita jovens de baixa renda para o trabalho com tecnologia e programação.
Outra plataforma que também já se beneficia do Dominó do Bem é a Play4Change, iniciativa que apresenta o universo cripto para jovens de regiões carentes e dá incentivos em criptomoedas para que os beneficiados concluam seus estudos até o Ensino Médio.
“Através da parceria com o Dominó do Bem, esperamos potencializar o impacto social, conectando organizações e comunidades a recursos que impulsionam transformações reais e sustentáveis. Juntos, vamos ampliar o alcance e promover soluções inovadoras para gerar mudanças positivas”, afirma Rodrigo dos Santos, cofundador da Play4Change.
O Dominó do Bem conta com o suporte operacional da plataforma de blockchain Cryptum e da empresa Vastuu, responsável pela interface do portal com o usuário.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.