Imagem da matéria: Desenvolvedores do Ethereum confirmam data do próximo hard fork
Foto: Shutterstock

A próxima atualização da rede Ethereum, chamada Berlim, está marcada para acontecer em meados de abril, com a primeira atualização do testnet marcada para esta semana, de acordo com uma publicação no blog do líder de suporte de protocolo do projeto, Tim Beiko.

A atualização Berlim está programada para ser ativada na rede principal no bloco 12.244.000, que deve cair em 14 de abril – no entanto, como o tempo de produção real do bloco pode variar, o dia exato pode mudar.

Publicidade

O que a atualização Berlim vai entregar?

O próximo hard fork tem como objetivo ajudar a rede Ethereum, otimizando o uso das taxas e mitigando possíveis ataques de negação de serviço (DoS).

Antes de ser ativado na rede principal, a atualização Berlim irá primeiro ao ar em redes de teste – Ropsten em 10 de março, seguida por Goerli e Rinkeby em 17 de março e 24 de março, respectivamente.

As especificações preliminares para a atualização foram publicadas em janeiro deste ano e continham cinco EIPs, no entanto, apenas quatro deles estão incluídos na versão final.

Os EIPs em questão são: EIP-2565 (custo do gas ModExp), EIP-2929 (aumento do custo do gas para state access opcodes), EIP-2718 (Typed Transaction Envelope) e EIP-2930 (Optional access lists). EIP-2315 (sub-rotinas simples para a máquina virtual Ethereum) foi omitido.

Publicidade

Conforme o anúncio, “os operadores de nodes da rede Ethereum devem atualizar seus nodes antes do fork nas redes das quais desejam participar. Devido à variabilidade do tempo de bloco, é recomendável atualizar vários dias antes da data esperada.”

Atualização é aguardada pelo mercado

Originalmente programado para a metade de 2020, Berlim é uma atualização do atual blockchain de proof-of-stake do Ethereum 1.0. Ele foi adiado várias vezes por vários motivos, incluindo questões de centralização devido à “dependência crítica” do cliente Geth.

Com o tempo, a atualização viu várias mudanças nos EIPs propostos, enquanto seu desenvolvimento também coincidiu com o lançamento da cadeia beacon do Ethereum 2.0 em dezembro de 2020.

Berlim vem após as atualizações Istanbul e Muir Glacier, lançadas em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, respectivamente.

Antes da atualização do Ethereum 2.0, que verá a rede migrando para um mecanismo de proof-of-stake, com menos consumo de energia, o blockchain atual ainda terá mais atualizações. A próxima atualização é chamada de Londres e foi agendada para julho de 2021. Ela incluirá o EIP-1559, uma atualização que visa revisar a forma como as taxas de transação do Ethereum funcionam.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin, Ethereum e Solana caem mais de 4% com dados negativos da economia dos EUA

Bitcoin, Ethereum e Solana caem mais de 4% com dados negativos da economia dos EUA

Bitcoin caiu de um preço próximo a US$ 101.000 para o preço atual de US$ 97.856, apresentando uma queda de mais de 4% no dia
Logomarca do Ethereum em meio a ilustrações azuis que sugerem obras de arte

Desenvolvedores do Ethereum preveem atualização Pectra na blockchain em março

Principal mudança irá permitir que validadores individuais de blocos possam colocar mais que os 32 Ethereum que são permitidos atualmente