Um desenvolvedor do Bitcoin Core chamado Luke Dashjr diz ter sofrido um ataque hacker que teria drenado mais de 200 BTC de sua carteira, em um valor na casa dos US$ 3,5 milhões – pouco mais de R$ 17 milhões.
O Bitcoin Core é o código aberto que possibilita a implementação de toda a rede blockchain da principal criptomoeda através da criação de nós.
Em mensagens no Twitter postadas no domingo, 1º de janeiro, Dashjr afirma que o invasor teria acessado a sua chave PGP, um sistema de segurança criptográfico que usa um fator duplo de autenticação para acesso a carteiras.
O desenvolvedor diz que “não tem ideia” de como o hacker obteve acesso à sua chave, embora em mensagem anterior, em dezembro, ele tenha dito que suspeitava que seu servidor havia sido comprometido por malwares.
Ele não revelou o total roubado, mas uma análise do portal Cointelegraph mostra que a carteira em questão registra quatro transações em poucos minutos no dia 31 de dezembro, com a retirada de 216,93 BTC.
PSA: My PGP key is compromised, and at least many of my bitcoins stolen. I have no idea how. Help please. #Bitcoin
— @[email protected] on Mastodon (@LukeDashjr) January 1, 2023
Leia Também
Na sequência, Dashjr postou um tweet reclamando do servidor ColoCrossing por supostamente “deixar cair a bola na investigação de abuso da última vez” e prometeu substituir a empresa por outra.
Dashjr continuou a responder perguntas no Twitter, dizendo que acredita que “tudo está comprometido”, até mesmo potencialmente seu Twitter. Ele também alertou fortemente as pessoas contra o uso do Bitcoin Knots, uma carteira Bitcoin assinada por sua própria chave PGP agora comprometida. Dashjr também twittou pedindo ajuda ao FBI, sem sucesso.
O comunicado de Dashjr gerou uma resposta de Changpeng “CZ” Zhao, criador da corretora de criptomoedas Binance.
Também via Twitter, CZ lamentou a perda e disse que “a autocustódia traz uma série diferente de riscos”. O empresário afirmou também que a Binance iria “monitorar” o caso e ajudar se possível.
Sad to see even an OG #Bitcoin Core Developer lost 200+ BTC ($3.5 million). Self custody have a different set of risks.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) January 1, 2023
We will try to monitor and see where we can help. 🙏 https://t.co/9eGZ7AFgC2
As soluções de autocustódia incluem uma variedade de diferentes plataformas de software e hardware e podem ser amplamente categorizadas como hot wallets (carteiras de software online) e cold wallets (hardware). A última categoria tive maior interesse dos consumidores durante a atual crise de insolvência do setor, também conhecida como o inverno cripto.
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB