Nesta semana os cidadãos da Índia estão tendo dificuldade em acessar reservas de dinheiro já que caixas eletrônicos estão funcionando sem notas para saque. Junto a esses problemas, o comércio de Bitcoin está aumentando substancialmente na Índia, e o país já é uma das regiões mais quentes para o Bitcoin no mundo, junto à China e Japão.
Bancos e Caixas electrónicos estão sem cédulas por toda Índia
Neste momento, há uma demanda significativa na Índia por cédulas de dinheiro, já que bancos e caixas eletrônicos no país estão enfrentando uma escassez de notas físicas. De acordo com publicações regionais, algumas regiões na Índia estão relatando que 90 por cento dos caixas eletrônicos locais não têm dinheiro. Fontes do país dizem que o Banco Central da Índia (RBI) transferiu algumas de suas reservas de caixa para certas áreas dentro do país devido às eleições recentes.
Além disso, o Banco Central da Índia (SBI) revelou que a crise de dinheiro fez com que os clientes começassem a perder a confiança no sistema porque não há nada que os bancos locais possam fazer.
“Quase 70% de nossos 648 caixas eletrônicos nos três distritos estão sem dinheiro. O resto também ficará seco nos próximos dias, já que não temos dinheiro para reabastecer as máquinas. Estamos indefesos do nosso lado.”, disse o vice-gerente geral do SBI, Ajoy Kumar Pandit.
Demanda de Bitcoin cresce na Índia
Junto com o aumento da demanda por dinheiro fisico, o Bitcoin está indo fenomenalmente bem na Índia, e há demanda de mercado significativa para a moeda digital. O volume do Localbitcoins na Índia ainda são muito elevados, com uma média de 20.000.000 INR ou $300.000 USD durante a primeira semana de abril. Além disso, os spreads de preços entre as bolsas indianas estão atualmente US$ 50 mais altos do que a maioria das médias globais no momento que este texto foi escrito.
Volume no LocalBitcoins atinge uma média de 20,000,000 INR na primeira semana de abril