A senadora de Wyoming Cynthia Lummis será indicada para liderar um novo subcomitê focado em ativos digitais, segundo informações da FOX Business.
Este subcomitê seria uma ramificação do Comitê Bancário do Senado dos EUA, que conta com um novo presidente, o senador Tim Scott, da Carolina do Sul. Scott afirmou anteriormente que “as criptomoedas têm o potencial de democratizar o mundo financeiro”.
Recentemente, Scott realizou uma reunião com David Sacks, futuro “czar de criptomoedas” da administração de Donald Trump, e participou com Lummis de um painel no Wyoming Blockchain Symposium em setembro do ano passado.
Na ocasião, Scott declarou: “Não seria interessante termos um subcomitê no Comitê Bancário que focasse na indústria, para trazer mais luz à conversa, realizar mais audiências sobre o setor e acelerar a realização de coisas?”
Um subcomitê semelhante já está em funcionamento na Câmara dos Representantes, que também enfrenta mudanças de liderança.
Na última quinta-feira, foi anunciado que Bryan Steil, de Wisconsin, será o presidente do Subcomitê de Ativos Digitais, Tecnologia Financeira e Inteligência Artificial da Câmara — com jurisdição sobre criptomoedas, stablecoins e moedas digitais de bancos centrais (CBDC).
Steil sucede o congressista French Hill, do Arkansas, que agora assume a presidência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
O grupo Stand With Crypto classificou Steil com uma nota “A”, indicando que ele é um forte apoiador do setor de ativos digitais. O congressista já alertou que a falta de regulamentação pode “empurrar oportunidades para o exterior”.
Leia Também
Após o anúncio de sua nova posição, Steil comentou: “A inovação no setor de serviços financeiros oferece uma oportunidade empolgante para consumidores e empreendedores, à medida que tecnologias como aplicativos financeiros, ativos digitais e aprendizado de máquina revolucionam nossa economia.”
A escolha de Lummis e Steil para liderar esses dois subcomitês focados em criptomoedas indica que Donald Trump busca capitalizar o controle completo dos republicanos sobre o governo — especialmente no que diz respeito à implementação de suas promessas pró-Bitcoin.
Frequentadora regular de conferências sobre criptomoedas, Lummis foi uma das primeiras defensoras do BTC e tem liderado esforços para que os EUA criem uma reserva estratégica de Bitcoin por meio de projetos de lei apresentados no Senado.
Em julho passado, ela apresentou o projeto de lei “Boosting Innovation, Technology and Competitiveness through Optimized Investment” (BITCOIN) Act, que exigiria que o governo adquirisse 1 milhão de BTC ao longo de cinco anos. Lummis enfatizou que esse investimento de US$ 95 bilhões não seria financiado pelos contribuintes, mas com recursos existentes do Federal Reserve e do Tesouro.
Essa proposta vai além do que Trump sugeriu, já que o presidente eleito propôs que cerca de 200.000 BTC confiscados de criminosos (com um valor de mercado atual de US$ 19,2 bilhões) fossem convertidos em tal reserva.
Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.