Imagem da matéria: CVM da África do Sul diz que FTX e ByBit não estão autorizadas a operar no país
Foto: Shutterstock

A Autoridade de Conduta do Setor Financeiro (ou FSCA, na sigla em inglês), o que equivalente à CVM da África do Sul emitiu dois comunicados na segunda-feira (1º), alertando o público sobre negociar com as corretoras de criptomoedas FTX e ByBit.

Em um comunicado de imprensa, a FSCA disse ao público que “tenha cuidado e estejam alertas” ao negociar com a FTX das Bahamas, acrescentando que “a FTX não está autorizada a dar conselho financeiro ou prestar serviços intermediários em termos da Lei de Serviços Financeiros de Consultoria e Intermediários de 2002 (Lei FAIS) na África do Sul”.

Publicidade

O comunicado também destacou o fato de que a FTX não está autorizada a rastrear Contratos por Diferença (ou CFDs), instrumentos financeiros que permitem que investidores especulem nas movimentações a curto prazo no preço de um ativo.

A FSCA também emitiu a mesma carta com o nome da FTX substituído pela da ByBit, uma corretora menor, com sede nas ilhas Seychelles, que opera desde 2018.

A missiva da ByBit afirma que a corretora respondeu à reguladora e está disposta a se candidatar para obter a autorização necessária.

A FSCA afirmou que suas tentativas de contatar a FTX foram malsucedidas.

Sam Bankman-Fried, o CEO da FTX, anunciou, no Twitter, que a FTX “não estava ciente de qualquer contato da FSCA, mas estaria empolgada em interagir com a FSCA para cumprir com os requisitos sul-africanos”, acrescentando que a empresa “a contatou hoje para iniciar um diálogo”.

Publicidade

África do Sul reprime criptomoedas

Reguladores sul-africanos foram perturbados por grandes indícios de fraude com criptomoedas em 2021.

Em abril, Raees e Ameer Cajee, dois irmãos que fundaram a plataforma sul-africana de negociação cripto Africrypt, encerraram operações e desapareceram sem deixar rastros, levando consigo 69 mil BTC (equivalentes a US$ 3,6 bilhões na época).

Em janeiro deste ano, os fraudados investidores da Africrypt decidiram abrir uma ação coletiva. Atualmente, estão pressionando que os irmãos Cajee sejam indiciados por fraude e lavagem de dinheiro.

Em dezembro, o representante da FSCA Unathi Kamlana havia dito à Bloomberg que a reguladora estava desenvolvendo uma estrutura para estabelecer como a negociação de criptoativos deve ser realizada na África do Sul.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da Fidelity investments

Fidelity se prepara para tokenizar seu fundo do Tesouro dos EUA na rede Ethereum

A Fidelity disse que vê a tokenização como uma forma de impulsionar “eficiências transacionais com acesso e alocação de capital entre mercados”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: projeto de lei quer proteger pagamentos com criptomoedas na Califórnia

Manhã Cripto: projeto de lei quer proteger pagamentos com criptomoedas na Califórnia

Emenda proíbe que o estado da Califórnia imponha impostos sobre o uso de criptomoedas como forma de pagamento por bens e serviços
terrausd ust em bolhas

Terraform Labs lançará portal para reembolso de perdas com a stablecoin UST; confira a data

A iniciativa permitirá que os prejudicados busquem ressarcimento por perdas associadas ao desastre financeiro de 2022
bandeira de Illinois e Bitcoin

Senador de Illinois propõe lei para recuperar R$ 1 bilhão perdido em fraudes com criptomoedas

O Projeto de Lei 1797 do democrata Mark Walker busca regulamentar negócios de ativos digitais em Illinois, um dos estados mais populosos dos EUA