Crítico do Bitcoin, Peter Schiff pede que EUA vendam criptomoedas apreendidas

Segundo o economista, os recursos arrecadados ajudariam a reduzir o déficit orçamentário dos EUA e “acabariam com toda a bobagem” de criar uma reserva estratégica de Bitcoin
Peter Schiff

(Imagem The Peter Schiff Show)

O economista e crítico de criptomoedas Peter Schiff gerou um debate sobre a estratégia do governo dos EUA em relação ao Bitcoin ao pedir ao presidente Joe Biden que venda todos os BTC sob posse federal.

Schiff argumentou que a liquidação dessas reservas poderia reduzir o déficit orçamentário de 2024 e descartar ideias sobre a criação de uma “Reserva Estratégica de Bitcoin”.

Publicidade

“A única coisa boa que Biden pode fazer antes de deixar o cargo é vender todo o Bitcoin atualmente em posse do governo dos EUA”, escreveu Schiff no X (antigo Twitter) na segunda-feira (9). “Além de o dinheiro arrecadado reduzir o déficit orçamentário de 2024, isso acabaria com toda a bobagem de criar uma prejudicial ‘Reserva Estratégica’ de Bitcoin”, afirmou.

Um usuário do X respondeu às observações de Schiff: “Trump já deixou o gato sair do saco; agora nossos concorrentes estão desenvolvendo planos para suas próprias reservas estratégicas de Bitcoin. A capitalização de mercado do ouro não tem chance contra o Bitcoin.”

Schiff rebateu enfatizando que Donald Trump havia apenas se comprometido a manter as reservas existentes de BTC, sem adquirir mais. Ele sugeriu que a venda imediata por Biden poderia impedir Trump de implementar tais planos ao retornar ao cargo.

O presidente eleito Donald Trump já propôs anteriormente o estabelecimento de um “estoque nacional” de BTC.

Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas

Enquanto isso, tendências globais mostram países como Rússia, Brasil e Polônia explorando suas próprias reservas de BTC, apontando para o crescente reconhecimento das criptomoedas como proteção contra a inflação e riscos geopolíticos.

Publicidade

Schiff continua defendendo o ouro, descartando o papel do BTC nas finanças nacionais. Ele já criticou anteriormente os fundos negociados em bolsa (ETFs) de BTC, afirmando que eles comprometem a natureza descentralizada das criptomoedas.

Apesar de suas críticas contínuas ao chamado “ouro digital”, as ações de Schiff sugerem uma relação mais complexa com a maior criptomoeda do mundo.

No mês passado, enquanto o BTC atingia máximas históricas, Schiff tentou vender sua própria coleção de Bitcoin Ordinals. Essa venda, vista por muitos como oportunista, aponta para sua tendência de lucrar com o ativo que ele condena publicamente.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.