Imagem da matéria: Criptomoedas ligadas ao staking do Ethereum (ETH) decolam até 20%
Foto: Shutterstock

As atualizações do Ethereum Shanghai e Capella – chamadas em conjunto de Shapella – serão ativadas por volta das 19h30 de Brasília no dia 12 de abril, de acordo com o mais recente  anúncio da Fundação Ethereum.

Fundamentalmente, essa atualização permitirá que os investidores em staking de Ether (ETH), façam a retirada de suas criptomoedas livremente. Atualmente, isso não é possível.

Publicidade

A nova data, confirmada ontem, impulsiona nesta quarta-feira (29) os tokens nativos para projetos de staking como Lido DAO (LDO), Ações Frax (FXS), e Rocket Pool (RPL). Os ganhos entre esses tokens superam o aumento de 5,5% do Ethereum. LDO sube 18,6%, o RPL ganha 13,3% e o token FXS se valorizam 20,4%, segundo o CoinGecko.

Cada um desses protocolos permite que os usuários depositem Ethereum e participem do staking.

Depositar diretamente na rede principal exige um mínimo de 32 ETH para participar. Quando os usuários depositam em um projeto de staking, eles recebem uma versão “staked” do Ethereum que acumula o rendimento de staking e atua como um recibo de seu depósito.

Agora que os “saques” estão habilitados, alguns analistas sugerem que isso também pode reduzir o risco de manter essas versões em stake da ETH, como a stETH da Lido e a frxETH da Frax, uma vez que serão finalmente resgatáveis.

O risco reduzido poderia incentivar mais detentores de ETH a apostar em plataformas de LSD (Liquid Staking Derivative) para obter rendimentos mais elevados.

Publicidade

A Lido DAO, a maior entidade de LSD ,com 31,5% do total dos depósitos ETH, já realizou levantamentos na rede de testes Goerli ontem.

A atualização mais recente vem depois do evento de Fusão da rede Ethereum em setembro de 2022, quando a blockchain mudou para um mecanismo de consenso de proof of stake (PoS).

Desta vez, a atualização Shapella permitirá retiradas de ETH para vários usuários que aplicaram seu Ethereum em stake na rede já em dezembro de 2020.

Hoje, há mais de 16,3 milhões de unidades de ETH em staking na rede.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Segregação Patrimonial e a Agenda Legislativa de Criptoativos no Congresso Nacional | Opinião

Segregação Patrimonial e a Agenda Legislativa de Criptoativos no Congresso Nacional | Opinião

O deputado Aureo Ribeiro comenta a importância da segregação patrimonial pelas empresas de criptomoedas que atuam no país; projeto de lei que trata do assunto pode ser votado nesta semana na Câmara
Martelo de juíz em frente de bandeira da França

Tribunal francês absolve hackers que exploraram R$ 44 milhões em criptomoedas de protolocolo DeFi

Ao se declararem hackers do bem, os irmãos convenceram o juiz que eles agiram de boa fé por recompensa
Sam Bankman-Fried da FTX fando em vídeo

Extorsão, fuga da realidade e falta de banho: ex-presidiário conta como foi conviver com Sam Bankman-Fried na prisão

Ex-membro da máfia e informante do governo afirma que o criador da FTX estava em profunda negação sobre seus problemas jurídicos
Imagem da matéria: O que o próximo halving do Bitcoin vai significar para os investidores

O que o próximo halving do Bitcoin vai significar para os investidores

O próximo halving do Bitcoin ocorrerá em abril de 2024, mas desta vez será diferente, segundo os especialistas; Veja o que pode acontecer.