Criptomoeda Nano sobe 25%, mas você deve ter cuidado

(Foto: Shutterstock)


Após atingir a mínima de 6.320 satoshis na Binance em 7 de maio,sua menor cotação desde dezembro de 2017, a queridinha dos brasileiros, NANO, disparou 60% em pouco mais de duas semanas.

Pumps nesta moeda são frequentes, tendo passado por um movimento semelhante no início de fevereiro, quando saiu de 7.370 sats para incríveis 11.800 (+60%). No mês seguinte devolveu todo o ganho, e mais um pouco.

Repare no gráfico acima como mesmo com vários pumps, a trajetória da moeda é uma só: ladeira abaixo. 

Chuva de posts pagos

No final de Abril, a startup Wirex, declarou abertamente apoio à Nano. Posts nas redes sociais do CEO e CMO tiveram um alcance bem relevante.

@matveevp, 2.8k seguidores

Quase na mesma data, a ChangeNOW, um concorrente do Shapeshift para troca de moedas de forma simples, realizou uma campanha.

@chhangeNOW, 12k seguidores

Em meados de maio, tivemos um vídeo no Youtube da wallet Exodus fazendo um review da Nano e comparando com o Bitcoin. O vídeo teve mais de 4 mil visualizações. Só a conta de twitter possui mais de 28 mil seguidores. Em defesa dos caras, já haviam feito de outras moedas.

A série de coincidências começa no dia seguinte, quando a Atomic Wallet fez uma premiação de 500 dólares em Nano.



@AtomicWallet, 45k seguidores

Pra completar a sequência de “sorte”, mais um dia se passou, e quem ficou responsável pela promoção foi o site de reserva de viagens em cripto, Travala.

@Travala, 15k seguidores

Aproveitando a onda de “boas” notícias

Recentemente, Nano lançou uma wallet que funciona no Whatsapp. Não deveria ser algo a se comemorar, uma vez que dezenas de outras moedas fizeram integração semelhante no passado. O aplicativo Wuabit, por exemplo, possibilita a mesma coisa para Bitcoin, Ethereum e Litecoin.

Tentaram surfar também o anúncio da integração da Binance no navegador Brave. O “detalhe” é que Nano era uma das várias moedas aceitas neste widget. Pra ser honesto, no material de divulgação nem havia menção da NANO.

Há combustível neste foguete?

Definitivamente não encontrei nada que justificasse o rally. O próprio gráfico mostra que é comum este tipo de pump, embora a tendência de médio e longo prazo seja bem negativa.

Sempre dá pra ganhar dinheiro em shitcoin, mas não é entrando após um pump de 40% ou 60% que você irá lucrar. Fuja do FOMO!


Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017, faz arbitragem e trading de criptomoedas, além de ser cofundador do site de análise de criptos RadarBTC.