Corretora de criptomoedas sofre ataque que expõe nomes, endereços e saldos de clientes

Apesar do vazamento de dados, a exchange garante que os fundos dos usuários estão seguros
Imagem da matéria: Corretora de criptomoedas sofre ataque que expõe nomes, endereços e saldos de clientes

Foto: Shutterstock

A Coinsquare, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Canadá e a primeira do país a ser registrada pela Organização Reguladora da Indústria de Investimentos (IIROC), enviou um e-mail para os clientes na sexta-feira (25) para avisá-los que os dados mantidos na plataforma foram vazados. 

De acordo com o CoinDesk, que teve acesso ao e-mail, a corretora não deu muitos detalhes sobre como aconteceu aquilo que chamou de um “incidente de dados”, mas confirmou que um agente não autorizado acessou um banco de dados que continha informações pessoais de clientes.

Publicidade

Entre os dados vazadas dos usuários que usavam a plataforma para negociar Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, estão nomes, endereços de e-mail, endereços residenciais, números de telefone, datas de nascimento, IDs de dispositivos, endereços públicos de carteiras, histórico de transações e saldos de contas.

Fundos estão seguros?

A Coinsquare assegura, no entanto, que as criptomoedas mantidas nas contas estão seguras uma vez que nenhuma senha foi vazada. “Nenhuma senha foi exposta. Não temos evidências de que nenhuma dessas informações tenha sido visualizada pelo malfeitor”, diz um trecho do e-mail.

A corretora também garante que os fundos da plataforma estão em armazenamento a frio e, por isso, não correm risco de serem roubados.

Apesar disso tudo, pelo menos três clientes tiveram suas contas invadidas desde o incidente, conforme confirmou a própria Coinsquare no Twitter: “Notificamos todos os clientes, e identificamos apenas três clientes cujas contas foram acessadas”.

Publicidade

O incidente que atingiu a Coinsquare já havia sido tornado público, mas não sua gravidade. No dia 19 de novembro, a corretora disse no Twitter que havia detectado uma “atividade incomum” em sua plataforma e que iria entrar em um período de manutenção não programada para resolver o problema.

Earlier this morning, we detected unusual activity on our platform and out of an abundance of caution, we decided to undergo an unscheduled maintenance period while we address this issue.

— Coinsquare (@Coinsquare) November 19, 2022

“Para ser claro, 100% dos fundos dos clientes são mantidos com segurança no armazenamento a frio 1:1. Os fundos não estão em risco”, garantiu outra vez a exchange na rede social.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!