A Bancor Protocol permite a descoberta de preços e um mecanismo de liquidez para tokens em blockchains de contrato inteligente (smart contratcs).
Esses tokens inteligentes (smart tokens) mantêm um ou mais tokens em reserva e permitem qualquer parte comprar ou liquidar instantaneamente o smart token em troca de qualquer um dos seus tokens de reserva, diretamente através do contrato do smart token, a um preço continuamente calculado, de acordo com um fórmula que equilibra os volumes de compra e venda.
O objetivo do Bancor Protocol é permitir a criação de novos tipos de tokens que talvez nunca tenham um preço, porque as exchanges não estão interessadas em adicionar centenas de tokens diferentes.
Com a implementação do Bancor Protocol, os tokens já podem ter uma fonte de descoberta de preços e liquidez sem a necessidade de adicioná-los em outras plataformas para serem negociados.
Exchange Descentralizada
Houveram algumas tentativas na criação de exchanges descentralizadas. Mas elas dependem de gateways externos que transferem os ativos da blockchain para moedas do “mundo real”. No entanto, estes ainda apresenta um risco de contraparte envolvido. Waves ou Bitshares são um exemplo de “DEX” (Decentralized Exchange – Exchange Descentralizada) incorporado em seus produtos, mas com o uso de gateways externos.
No entanto, o que o Bancor está construindo é algo diferente. Tem os elementos da descoberta de preços fora da exchange descentralizada, que então conduzem a descoberta de preços para a blockchain. O próprio mecanismo de troca propriamente dito é completamente descentralizado e não confia em nenhum terceiro externo “garantindo” ativos na blockchain para ter um certo valor.
A maneira como isso funciona é através da simples arbitragem de preços. Existe um contrato inteligente que desencadeia a troca de um token em outro. Se os preços relativos saírem muito, os arbitradores entram no mercado e compram o bem relativamente subvalorizado enquanto vendem o ativo relativamente sobrevalorizado, compensando suas posições com a bolsa externa. Essa é a chave para como o Bancor Protocol permite a troca descentralizada de ativos. O contrato inteligente em si não tem conceito de preço. Em vez disso, o pressuposto é que o preço é determinado não por feeds de preços, mas por arbitragens que têm um incentivo econômico para manter os preços em equilíbrio, senão eles podem fazer um lucro sem risco.
Outra característica importante do Protocolo Bancor é que ele permite a criação de novos pares de ativos.
Por exemplo: se você deseja usar o Augur como seu par, você terá dificuldade em encontrar uma exchange que lhe ofereça pares de negociação de Augur. No entanto, com o Bancor, você pode facilmente criar um, mantendo o Augur e outro token totalmente apoiado no contrato inteligente. Desta forma, você criou um par com Augur.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: https://bancor.network/